Estão abertas as candidaturas para a bolsa CUF D. Manuel de Mello, que vai atribuir a médicos doutorados 100 mil euros, para financiamento dos seus projetos de investigação clínica.
Esta bolsa, que segundo a CUF é considerada “o maior prémio nacional de incentivo a jovens médicos investigadores”, viu o seu valor duplicar desde a última atribuição, em 2022 (para a edição deste ano, será atribuído o valor de 100 mil euros a um médico investigador).
“O investimento no ensino e na cooperação com as instituições universitárias permite não só aumentar o conhecimento médico, como incentivar a investigação clínica, que procura diariamente encontrar avanços em diferentes campos da saúde, sempre com o intuito de desenvolver e aplicar melhores práticas clínicas ao serviço dos doentes”, completa o Hospital.
As candidaturas da Bolsa CUF D. Manuel de Mello decorrem até 29 de setembro e a decisão do júri será anunciada até 22 de dezembro de 2023.
A Bolsa CUF D. Manuel de Mello conta já com 16 anos de história, tendo distinguido projetos de investigação de doenças como lúpus, alzheimer, esquizofrenia, tuberculose, entre outras áreas médicas.
Esta bolsa é disponibilizada pela CUF, através da CUF Academic Center, e a Fundação Amélia de Mello, e é “destinada a jovens médicos doutorados, no âmbito das unidades de investigação e desenvolvimento das Faculdades de Medicina portuguesas”.