15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Biblioteca Joanina vai ser alvo de obras de recuperação em 2023

4 de Novembro 2022

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, avançou que a intervenção de recuperação de que vai ser alvo a Biblioteca Joanina deverá começar em janeiro de 2023, incidindo numa primeira fase no telhado.

“A primeira área é a cobertura, para evitar qualquer tipo de entrada de água. Provavelmente levará um telhado de zinco, porque a Direção Regional da Cultura a isso obriga, para que, caso exista um problema, não haja infiltrações”, informou o reitor.

Após o telhado, segue-se a substituição completa de toda a parte elétrica da Biblioteca Joanina e as obras irão incidir na acessibilidade. “Vamos colocar um elevador, externo e panorâmico, que irá permitir o acesso aos diferentes pisos”, mencionou.

O reitor da UC explicou que estas três fases de intervenção no edifício deverão ter uma duração de mais de um ano e meio, representando um investimento de mais de 1,5 milhões de euros, com financiamento do programa comunitário Portugal 2020.

Durante a empreitada, a Biblioteca vai “continuar a poder ser visitada”, em praticamente todos os momentos.

A par desta medida, e de forma a evitar a degradação do edifício, a entrada deixou de se fazer pela porta da frente. “São usadas as entradas laterais precisamente para evitar abrir a porta da frente, que é muito grande e muito pesada, que tem acesso direto para o pátio e as poeiras entram”, sustentou.

O reitor da Universidade de Coimbra disse ainda que está a ser estudada a possibilidade de disponibilizar visitas virtuais, onde as pessoas possam, “por um preço mais acessível e de forma mais massiva, ver a Biblioteca Joanina sem estar necessariamente dentro do estabelecimento”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM