22 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Bandas de Garagem reforçam animação da Feira Popular

10 de Maio 2019

A União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas lançou, na terça feira, o 1.º Concurso de Bandas de Garagem, uma iniciativa inédita que pretende reforçar a animação musical da Feira Popular, apostando assim em novas atrações que possam enriquecer este certame que, todos os anos, atrai milhares de visitantes ao Parque da Canção.

Durante a lançamento do concurso, o presidente da UF, José Simão, recordou que este era “um projeto que já estava na gaveta há bastante tempo e que salta agora para o público”, procurando “reavivar a música na Feira Popular”, sendo uma das grandes novidades desta edição, a par de outras que serão oportunamente anunciadas.

Com este concurso, a UF pretende não só garantir maior animação na feira mas também contribuir para a criação de “novas oportunidades para novos projetos, promovendo o talento na área musical”, explicou Bertília Simão, vogal da Junta. No seu entender, este concurso vem responder, por um lado, aos jovens músicos que se querem dar a conhecer e, por outro, oferece “algo diferente” aos visitantes da Feira Popular, já que a fase eliminatória vai decorrer durante o certame, precisamente nos dias em que não haverá espetáculos musicais, estando a grande final marcada para 12 de julho, sexta feira, dia em que subirão ao palco as três bandas finalistas.

As bandas interessadas em participar no concurso devem inscrever-se até 31 de maio, pessoalmente na sede da UF ou por correio eletrónico. Todas as informações necessárias podem ser consultadas no regulamento que está disponível no site da UF. Depois de findo o prazo de entrega das candidaturas, as bandas vão ser selecionadas por um júri, que irá avaliar a originalidade e criatividade, presença em palco, interatividade com o público, execução técnica e musical e composição. Entre os elementos do júri estarão os parceiros da UF na realização deste concurso, nomeadamente musica.com e A Previdência Portuguesa, e também o músico Ruze.

Entre todos os candidatos, serão selecionadas pelo júri as oito melhores bandas, que vão ser divulgadas depois no facebook para serem votadas, numa segunda fase, pelo público, a quem compete eleger as três bandas que vão à final. Para além da promoção da sua música, as três bandas vencedoras vão receber prémios monetários, no valor de 1.750 euros (1.º prémio – assegurado pela UF de Santa Clara e Castelo Viegas), 500 (2.º – patrocinado pela musica.com) e 250 (3.º patrocinado pela Previdência). Este valor é pago através de vouchers, a descontar em lojas da especialidade, de forma a que as bandas possam investir na formação e no equipamento.

Presente na sessão, o presidente d’ A Previdência, António Martins de Oliveira, congratulou-se com esta iniciativa, que pode “ser um importante impulso para as bandas de garagem, permitindo-lhes que possam ganhar asas”.

Ruze lembrou que “não é fácil fazer música em Coimbra”, considerando, por isso, que esta é uma “excelente oportunidade para apresentarem a música num evento com a dimensão da Feira Popular” e, ainda por cima, tendo como motivação adicional os atrativos prémios.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM