Sob o mote “Ciência para os Desafios Globais”, a Baixa de Coimbra recebe, hoje (26), entre as 17h00 e a meia-noite, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que promete transformar a cidade numa “Rota da Ciência”.
Ao todo vão ser 93 atividades que permitirão ser um ponto de encontro entre investigadores e público. O evento vai contar com 600 investigadores de mais de 30 centros da Universidade de Coimbra (UC), que vão representar todas as áreas científicas e estarão a fazer demonstrações, experiências, conversas, jogos e outras atividades.
Para além destes números, a edição deste ano tem também como novidade os seus cerca de 70 estudantes de doutoramento da UC, que apresentarão os seus objetos de estudo, durante a atividade “Objeto com Ciência”. Para além disto, cerca de 50 lojas da Baixa associam-se à iniciativa e manterão portas abertas durante o horário desta ação.
Esta rota de ciência é promovida pela UC, através do seu Instituto de Investigação Interdisciplinar, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com o envolvimento de cerca de 50 lojistas, que vão ter os seus espaços abertos durante todo o evento.
Todas as 93 atividades são gratuitas e dirigidas a participantes de todas as idades. O evento vai decorrer assim desde o Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio, passando pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz. Ao longo do percurso, a população vai ter a oportunidade de conhecer os centros de investigação e laboratórios associados da UC, de todas as áreas do saber, e observar de perto a investigação que é feita diariamente na Universidade de Coimbra para dar resposta aos vários desafios societais através de experiências, performances, demonstrações, jogos e conversas com investigadores.
Esta iniciativa anual tem como missão central reforçar os laços entre a ciência e a sociedade, mostrando ao público de que forma cientistas de todas as áreas do saber procuram respostas para resolver problemas que impactam a vida das pessoas, em domínios como a saúde, o ambiente ou a economia.