1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Associação de Basquetebol de Coimbra promove modalidade nas escolas

19 de Outubro 2018

A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) está a apostar na promoção do basquetebol nas escolas, de forma a atrair cada vez mais crianças e jovens para a prática desta modalidade.

A colaboração estabelecida com o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, nomeadamente com a turma B do 8.º ano, surge precisamente com essa finalidade de apostar na promoção do desporto junto da comunidade escolar.

“É de todo o interesse motivar as crianças para a prática do desporto, em especial do basquetebol. Estamos a apresentar a nossa modalidade, dizer porque é que é a melhor modalidade do mundo e a mais praticada”, explica Luís Santarino. O presidente da ABC assume que é preciso “dizer aos jovens da cidade e do concelho que há seis clubes na área urbana de Coimbra disponíveis para os acolher”.

No seu entender, o basquetebol é uma “modalidade rainha em Coimbra e também no distrito”, área onde a associação está determinada a atuar, aproximando-se das escolas, visitando os alunos, incentivando-os a jogar, levando consigo alguns atletas e treinadores que possam partilhar com eles este gosto pelo desporto.

No caso do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, os representantes da ABC estiveram acompanhados de duas atletas internacionais do Olivais Futebol Clube, que mostraram a sua técnica aos jovens alunos, num jogo divertido que procurou levá-los a despertar para esta modalidade.

Com este tipo de ações, que quer estender às muitas escolas do distrito de Coimbra, a ABC quer não só atrair crianças e jovens para o basquetebol, mas também “chamar a atenção das próprias escolas, juntas de freguesia e autarquia para a necessidade de encontrar soluções para que os pavilhões possam ser abertos à comunidade, depois do cumprimento das aulas”, realça Luís Santarino.

Para já, nesta escola, está envolvida nesta ação apenas a turma B do 8.º ano, no âmbito do projeto “À Descoberta do Mundo Desportivo”, que integra a disciplina de Educação para a Cidadania. Para a diretora de turma, Sílvia Novais, trata-se de “intensificar a prática do basquetebol e também de outras modalidades novas, porque sabemos que o exercício físico está relacionado com o incremento da atividade a nível cognitivo”. A professora defende os benefícios da prática do desporto e considera que, atualmente, “as crianças não têm o desempenho físico que deviam ter, já que as aulas de educação física são manifestamente pouco”. Espera, por isso, que este género de iniciativas contribua para a criação de novos hábitos junto das camadas mais jovens.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM