22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Artesanato, gastronomia e comércio mostram-se na Expo-Cernache

9 de Agosto 2019

A Expo-Cernache regressa à Freguesia de Cernache já no final do mês, de 30 de agosto a 1 de setembro. Apesar de ainda estarem a decorrer as inscrições, são esperados cerca de 80 expositores neste certame que continua a promover o artesanato, a gastronomia e os vários setores de atividade, dando a conhecer as potencialidades desta localidade do concelho de Coimbra.

Os expositores vão espalhar-se pela zona do Museu Moinho das Lapas, estendendo-se até ao recinto da Junta, transformando aquela área numa montra do dinamismo local, ao reunir aí pessoas ligadas às mais diversas áreas e serviços, como agricultura, comércio e empresas, mas também os artesãos com a sua arte e as tasquinhas, com a gastronomia tradicional. A tudo isto, vai juntar-se ainda um atrativo cartaz de animação, assegurando assim que estes sejam dias de grande festa para a população e para os visitantes.

Promovida pela Junta de Freguesia de Cernache, esta feira pretende, como explica o seu presidente, António Lopes, afirmar-se como “ponto de encontro e de convívio” para todos nesta altura do verão, ao mesmo tempo que promove também a união entre todas as “forças vivas” da Freguesia que, de forma direta ou indireta, se envolvem nesta iniciativa. “A realização desta feira visa contribuir para a afirmação da nossa Freguesia e de todo o concelho de Coimbra, valorizando os diferentes aspetos comerciais, industriais e agrícolas, como importantes veículos da atividade económica, turística e cultural da região”, sublinha.

As coletividades locais continuam a ter um papel de destaque, ao assegurarem o funcionamento das tasquinhas, com os petiscos e pratos típicos da gastronomia regional. Para António Lopes, esta é também uma “forma de a Junta ajudar as coletividades, já que não o pode fazer financeiramente”, proporcionando-lhes assim um evento muito frequentado onde podem angariar uma receita extra que as ajude a realizar os seus projetos.

Em evidência estão também os artesãos que, em grande número, continuam a mostrar a grande diversidade de trabalhos artesanais que ainda se faz no país, seja numa vertente mais tradicional ou mais contemporânea.

Pensado para agradar a toda a família, este certame conta também com atrações para o público mais jovem, como insufláveis e póneis. Para além da vertente da exposição e venda, a Expo-Cernache conta ainda com várias atividades lúdicas, culturais e de animação, havendo este ano um novo palco para os espetáculos. No dia da abertura, a 30 de agosto, destaque para a Oficina de Música da Junta de Freguesia (20h30) e para a atuação da Banda Red (21h30). No dia 31 há fado com Soraia Cardoso (21h00) e baile animado pelo famoso artista da região, Ruizinho de Penacova (22h30). No dia 1 de setembro atuam os grupos “Baila Comigo” (20h30) e Dexy’s (21h30).

Recorde-se que a história deste evento começou há 12 anos, com a realização da Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Típicos da freguesia. Seis anos depois transformou-se em Expo Cernache, abrindo-se a mais expositores e a outras áreas de negócio.

António Lopes sublinha que “está tudo a ser preparado para que esta seja mais uma grande Expo-Cernache” e assegura que “os visitantes vão encontrar uma feira com muita pujança, grande força e que tem vindo a crescer de ano para ano, ultrapassando há muito os limites da Freguesia”. Convida, por isso, todos a visitar Cernache nestes dias de festa, onde vão encontrar “um programa atrativo e diversificado e onde vão ser, com certeza, bem recebidos”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM