19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Artesanato e gastronomia convidam a visitar Antuzede

12 de Julho 2019

Cerca de 50 artesãos e oito associações e coletividades vão animar, de hoje a domingo (12 a 14 de julho), o Parque Verde de S. Facundo. Artesanato, gastronomia, doces regionais, folclore e muitos espetáculos musicais são algumas das atrações da 13.ª Mostra de Artesanato, certame promovido pela União de Freguesias (UF) de Antuzede e Vil de Matos com o intuito de dar a conhecer o dinamismo desta freguesia e o saber fazer das suas gentes.

De acordo com o presidente da UF, Diamantino Jorge, esta mostra cresce este ano em número de expositores, chegando à meia centena, número que continua a não ser maior apenas pelas limitações impostas pelo espaço. A grande maioria dos artesãos é da UF e também do concelho de Coimbra mas há alguns que vêm de outras regiões do país, trazendo ao Parque de S. Facundo um pouco de tudo aquilo que ainda se faz a nível artesanal, tanto na vertente mais tradicional como na mais moderna.

A gastronomia vai ser assegurada por oito coletividades locais, que vão trazer ao recinto todos os sabores típicos da região, como a carne porco, a chanfana, os pezinhos de coentrada, a orelha de porco, as moelas, as enguias, o leitão e o sempre apetecível arroz doce, entre outras iguarias.

Esta mostra decorre, como sublinha o autarca, “num dos sítios mais bonitos da freguesia”, um “espaço muito bom, com um relvado excelente e uma paisagem lindíssima virada para os campos do arroz que, neste momento, estão a ficar verdejantes”. Beneficia, também, de uma excelente localização, já que é ponto de passagem primordial para quem e desloca, por exemplo, para as praias de Mira e da Figueira da Foz.

“Temos todas as condições para termos um grande evento neste fim de semana, para que as pessoas nos visitem e saiam dali satisfeitas”, sublinha Diamantino Jorge, deixando um convite a todos para que visitem o Parque de S. Facundo durante estes três dias e para que desfrutem também do atrativo cartaz de animação.

A mostra abre hoje às 19h00 e nesta primeira noite a animação está a cargo da Escola de Cavaquinhos da UF (22h00), do Grupo de Fado Abafado (22h30), da Banda IRA (23h30) e do Dj Cat (01h30). Amanhã reabre à mesma hora e, à noite, atuam o ATL Estrelinhas (22h00), Banda Hit (23h30) e Dj Alex Cavaleiro (01h30). No domingo a feira abre às 9h00 e uma hora depois tem início a caminhada solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Durante a tarde destaque para as atuações das associações e coletividades da UF (15h30), do Rancho Folclórico das Cantarinhas da Mocidade da Castanheira (17h00), do Grupo de Danças e Cantares da Cidreira (18h00) e do Grupo AMA FOLk (19h00).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM