A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) lançou, no domingo, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, o “baby no sugar”, um “rap” que, de forma simples e didática, pretende transmitir, junto da população mais jovem, informações valorativas de saúde.
Assim, através da batida rápida e contagiante, os alertas sobre consumos menos recomendáveis rimam com conselhos para se ser mais saudável. Recorrendo à música, a ARSC alerta para o valor da saúde.
De acordo com a presidente da ARSC, criar uma consciência coletiva sobre o valor da saúde e seus determinantes é uma tarefa difícil, nomeadamente para os mais novos que, habitualmente, vivem em função do prazer das situações, sejam elas benéficas ou perniciosas. Rosa Reis Marques sublinha ter sido este o princípio que suscitou a ARSC a fazer algo diferente, capaz de despertar nas crianças e jovens o sentido de mudança.
A presidente da ARSC relembra que o que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa é a alimentação inadequada (16 por cento), a hipertensão arterial (13 por cento), o tabagismo (12 por cento) e o excesso de peso (12 por cento), pelo que é tempo de agir, contribuindo para a mudança.
A produção do rap “baby no sugar” enquadra-se numa estratégia de promoção da saúde, desenvolvida pelo Departamento de Saúde Pública (DSP) da ARSC, no âmbito da Plataforma de Prevenção das Doenças Crónicas (PPDC).