27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

MANUEL BONTEMPO

Apontamento

5 de Fevereiro 2021

Luís Pimentel atinge o extremo possível, o pormenor a abranger o “impossível”, a cor a transformar o “ilusório” e a expressão a dominar o humano, colocar o espetador da sua magnífica obra pictórica a pensar se, verdadeiramente, há tanta perfeição e virtuosismo em figuras humanas, em paisagens, em animais e em inúmeros valores que impressionam pela técnica e pela cor que se descobre a cada momento extravasa no elemento mais íntimo a escola multi-vária deste singular criador de mundos de beleza.

Luís Pimentel recolhe das cores os elementos cromáticos contemporizadores da exuberância da natureza: escalpeliza no património pormenores que engrandecem o valor artístico da obra e transmite múltiplas sensações em pormenores quase virgens…

Descobre recantos que quase são uma utopia da nossa visão. A sua pintura sossega águas que deviam estar agitadas. Enfim, uma variedade que se descobre do património construído à figura humana, como soberbo “retratista” e é exímio na filosofia socrática e teima na diversidade da sua conhecida obra que parece metafórica pois nela encontramos o “leitmotiv” para bebermos o belo, o grandioso, o irreal, o místico e o humanizado!

Luís Pimentel é o maior retratista de Coimbra e um dos mais brilhantes da Península Ibérica.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM