8 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

APCC apresenta primeira equipa de râguebi inclusiva do país

18 de Abril 2019

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) apresentou, no domingo, a primeira equipa de râguebi com a vertente de “mixed ability rugby”, durante um evento da modalidade integrado nos Jogos de Coimbra, que decorreu no campo da Escola Superior Agrária.

Pioneira no país, a equipa é composta apenas por utentes da instituição mas o objetivo é que, no futuro, possa integrar também pessoas sem deficiência, com ou sem experiência no râguebi ou em outros desportos. O treinador e coordenador do projeto é João Costa, fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro. A equipa tem como padrinhos os internacionais portugueses Manuel Picão, da Académica, e Mariana Marques, da Agrária.

A APCC vai agora começar a divulgação o ‘mixed ability rugby’ junto de outras instituições, da região Centro e não só, para que mais equipas possam aparecer. A instituição espera, desta forma, “criar um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação”.

“No ‘mixed ability rugby’, as pessoas com deficiência – indistintamente de qual ela possa ser – partilham o campo com outras sem deficiência, numa perspetiva de inclusão que se aplica também à idade, género ou experiência”, conclui a Associação.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM