10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

António Piedade lança “Íris Científica 5”

1 de Março 2019

O livro “Íris Científica 5”, de António Piedade, foi lançado, no sábado, na Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova. Com prefácio do físico Carlos Fiolhais, esta obra foi apresentada pelo professor João Fernandes, diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, numa sessão que contou ainda com uma palestra sobre “A Ciência na Poesia Portuguesa”, proferida pelo autor do livro.

“Íris Científica 5” reúne 31 crónicas de divulgação científica, que integram o projeto “Ciência na Imprensa Regional”, que António Piedade tem vindo a dinamizar desde 2011 e que conta com o apoio da Agência Ciência Viva para a promoção da cultura científica e tecnológica (http://imprensaregional.cienciaviva.pt/). Este projeto assenta, como explica Carlos Fiolhais no prefácio, numa “ideia muito original que consiste em oferecer aos jornais regionais e, portanto, ao público generalista espalhado por todo o território nacional, e também na emigração, oportunos artigos de divulgação da ciência, escritos por cientistas ou por comunicadores de ciência”.

“Não, a Internet não acabou com os jornais em papel que são de norte a sul no Portugal Continental, e também nas ilhas e na Diáspora, vozes de comunidades locais. Essa imprensa tem mostrado uma notável capacidade de sobrevivência, que se deve em larga medida à sua grande proximidade às populações”, escreve o professor.

Este é o quinto volume da série “Íris Ciêntifica”. Recorde-se que o primeiro volume saiu em 2005, o segundo em 2014, o terceiro em 2016 e o quarto em 2017. Este quinto livro, que se divide também em dois grandes capítulos – “Além no Espaço” e “Aqui na Terra” – continua os anteriores porque, como realça Carlos Fiolhais, “a ciência continua viva, tal como a necessidade de comunicar ciência”. Mantém-se também o título, porque “se trata de abrir os olhos a realizações da ciência”.

Sobre esta obra, António Piedade diz que “é um caminho através de crónicas por várias paisagens científicas: Astronomia, Bioquímica, Física, Genética, Geologia, Gestão Científica, Neurociências, Matemática Microbiologia, entre outras que aparecem interdisciplinarmente”.

António Piedade é bioquímico e comunicador de ciência. É consultor científico e coordenador do projeto “Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva”. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de oito livros de divulgação de ciência. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular “Ciência às Seis”. Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições. Colabora com vários jornais regionais, sendo presença regular n’ “O Despertar” há vários anos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM