As primeiras palavras são para homenagear e evocar o DOUTOR ANTÓNIO ARNAUT que faleceu há três anos. O que foram a sua vida e obra em vários planos, do literário ao social, são amplamente conhecidas. Contudo seria importante estudar em detalhe e levar para as ESCOLAS algumas das reflexões, pensamentos e ensinamentos que ANTÓNIO ARNAUT nos legou. Sendo um dos políticos ligado à fundação do Partido Socialista e seu Presidente Honorário, ANTÓNIO ARNAUT, mesmo com o PS na liderança governativa, nunca deixou de ser um crítico salutar, pedagógico; de lutar contra o amiguismo e a corrupção e reclamar a adoção de amplas medidas sociais em benefício dos mais desprotegidos. A sua vida ficará para sempre ligada à criação do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, a melhor conquista de Abril. Numa entrevista que concedeu ao Jornal de Letras, ARNAUT referiu que, ainda jovem, lhe ensinaram “o culto da Pátria e o respeito pelo povo, duas faces inseparáveis da mesma realidade moral, insculpido na minha consciência o perfil ético da política, à maneira de Antero”. Conhecer a obra e o pensamento de ANTÓNIO ARNAUT é cada vez mais necessário para um Portugal de Valores e Virtudes.
O aniversariante Polybio Serra e Silva
Completou, ontem, 93 anos, O DOUTOR POLYBIO SERRA E SILVA. Também esteve aniversariante a ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS TUNOS da qual foi fundador e exímio instrumentista (Fundada em 1985. Tem a Orquestra dos Antigos Tunos, a Orquestra de Tangos de Coimbra e a colaboração, na Canção de Coimbra, do Grupo Raízes de Coimbra). Houve, a esse propósito, festa no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Emérito catedrático de Medicina, POLYBIO SERRA E SILVA revelou sempre uma dedicação profunda à vida cultural, académica e universitária da cidade. Atualmente preside com dinamismo ao CONSELHO GERAL da ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA e na sua poética, quase incessante, tão jorrante como o seu falar, enuncia caminhos que levam o espírito académico a ser cada vez mais refinado, singular e solidário. Um vibrante F.R.A! pelos ANTIGOS TUNOS e pelo PROF POLYBIO SERRA E SILVA a quem desejamos muitos anos de vida e saúde.
A Língua Portuguesa e a voz de Regina Rocha
No último dia 5 foi comemorado o DIA MUNDIAL da LÍNGUA PORTUGUESA celebrado pela primeira vez há dois anos após a sua consagração pela UNESCO em novembro de 2019. Este Dia, em ligação com a Cultura Lusófona, precisa de ter cada vez mais impacto e importância transcontinental. A língua portuguesa tem uma dimensão global e é das mais faladas. Reflete, no seu interior, uma MULTIPLICIDADE DE VOZES. Mal andaremos, porém, se em vez de utilizarmos de forma simples e objetiva a nossa língua, a substituirmos por anglicanismos, francesismos e outros estrangeirismos vícios de linguagem simplistas e às vezes cheios de pesporrência e parolice. Há dias tive conhecimento de que na Ecopista do Dão, perto de Tondela, foi inaugurado um posto de apoio a bicicletas e em título referiam tratar-se de uma BIKE STATION para denominar esta ESTAÇÃO DE SERVIÇO PARA BICICLETAS. Nos média há um exagero de estrangeirismos e o Serviço Público de Rádio e Televisão tem de estar atento a esta matéria. Podemos ainda referir áreas como marketing, economia e informática onde a nossa língua muitas vezes é preterida. Permitam-me, a propósito da língua portuguesa, enviar uma saudação de homenagem a uma grande senhora coimbrã que trata com bom senso, desvelo e pedagogicamente o idioma pátrio, professora da nossa língua e que muito admiro: MARIA REGINA ROCHA. Leiam-na em CIBERDÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Parabéns pelo seu meritório esforço, PROF.ª REGINA ROCHA. Abraço-a. E termino ainda a abraçar todos os nossos leitores porque, amanhã, dia 22, é o DIA DO ABRAÇO. Abracemo-nos, pois, com amizade. E é preciso que sintais a importância da LÍNGUA PORTUGUESA que nos envolve e abraça.