O Turismo Centro de Portugal (TCP) fez um balanço positivo do ano de 2019 relativamente à atividade turística nesta região do país e da sua promoção enquanto destino, mostrando aumentos apoiados nas dormidas e nas receitas.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o ano de 2019 terá sido o “melhor de sempre” no que diz respeito ao turismo.
Entre janeiro e outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes, ou seja, mais 5,17 por cento que em 2018. Nos últimos seis anos o aumento de estadias no Centro de Portugal apresentou um crescimento de 82,46 por cento.
De realçar também as distinções conquistadas pelo filme promocional “Turismo Centro de Portugal: Are you ready?”, que arrecadou nove prémios e foi distinguido em oito festivais mundiais. Foi ainda considerado o oitavo filme mais premiado em festivais internacionais de cinema de turismo.
O TCP conquistou ainda o galardão de “Melhor Região de Turismo Nacional”, atribuído nos prémios “Publituris Portugal Travel Awards”, que distinguem o melhor que se faz no turismo durante o ano, e o galardão “Turismo”, no Litoral Awards, que premeia marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga. Ainda no que toca a reconhecimentos, destaque para a atribuição do prémio “Excelência – Personalidade do Ano 2018” a Pedro Machado. O presidente do TCP foi distinguido na gala dos Prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Algumas das iniciativas que projetaram o Centro do país foram o regresso do “Rali de Portugal” às suas estradas, o lançamento dos roteiros “Road Trips Centro de Portugal”, a 12.ª edição do festival de cinema e de turismo “ART&TUR”, o sexto “Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, a exposição “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca” e as obras de requalificação dos “Welcome Centers de Leiria e Aveiro”. Foi também apresentado o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e o novo Plano de Marketing da Entidade Regional de Turismo.
“Fechámos o ano de 2019 com o sentimento de dever cumprido. Ao longo dos 12 meses, testemunhámos uma evolução clara da região, quer ao nível dos resultados quer dos eventos e iniciativas e até das expetativas em relação ao futuro. Estamos certos de que, com o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico e o novo Plano de Marketing, a região construiu os alicerces sobre os quais se vai sustentar o seu crescimento futuro”, sublinhou Pedro Machado.