26 de Junho de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Animação no Largo de Eiras com música e artesanato

27 de Maio 2022

A União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, após dois anos de interregno devido a covid-19, promove, este fim de semana, a terceira Feira de Artesanato em conjunto com o quarto Encontro de gaiteiros, que tem o apoio da comissão de Festas e do Grupo de gaiteiros Caça Rabos.

O presidente da UF, Luís Correia, durante a apresentação do certame, referiu que, depois do sucesso do Mercado Medieval, esta iniciativa junta-se ao mesmo propósito que é “trazer alegria ao Largo do Terreiro da Fonte”.

A feira conta com cerca de 40 expositores, com trabalhos diferenciados desde cortiça, piro-gravura de madeira, trabalhos com tecidos, fraldas pintadas, sabonetes e licores, e 16 grupos de gaiteiros, que no total são cerca de 80 a 90 músicos, para percorrem as ruas da freguesia a anunciar o início desta festividade.

“Os grupos vêm de Norte a Sul do país. Temos grupos da Golegã, de Miranda do Corvo, de Mira, no fundo, um bocadinho de Portugal inteiro”, salientou Filipe Cardoso, do grupo de gaiteiros.

O representante do grupo Caça Rabos mencionou como importante a causa que este certame tem associada que é o apoio ao Lourenço, uma criança que vive na freguesia e tem alguns problemas de saúde, pedindo, a quem possa, “para contribuir com donativos a serem colocados numa caixa que estará disponível para todos”.

Tendo em conta a loucura que se tem vivido em todas as festividades populares, o presidente da UF, não quer “estar com as expectativas em alta. Em princípio vai correr bem até porque, no domingo, vão estar presentes cerca de 80 músicos que levarão alegria a todos os pontos da freguesia”.

A festa anual da região em honra do Divino Espírito Santo inicia-se já na próxima sexta-feira até 11 de junho com a promessa de “muita animação com música e tasquinhas, com o intuito de colocar a freguesia novamente a mexer. No primeiro domingo após o inicio do certame, cinco de junho, realiza-se célebre procissão, pelas 10h30, acompanhada por dois cavalos da GNR e pela Banda Filarmónica de Verride.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM