22 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alvaiázere transforma-se na “Capital do Chícharo”

11 de Outubro 2019

O Município de Alvaiázere transforma-se, de hoje a domingo, na “Capital do Chícharo”. Com grande tradição na região, o Festival Gastronómico dá a conhecer as múltiplas possibilidades do chícharo, num evento diferenciador que integra também a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e um atrativo cartaz musical.

Preparado para atrair milhares de visitantes a Alvaiázere, este evento aposta num programa diversificado, com sugestões para públicos de todas as idades. Gastronomia, exposições dedicadas aos vários setores de atividade, momentos musicais, visitas pelo património, animação de rua, passeios de tratores, motas e bicicletas antigas e muitos outros eventos são as propostas apresentadas para estes dias.

Promovido pela Câmara Municipal de Alvaiázere, o “Alvaiázere Capital do Chícharo” é considerada a maior realização do concelho. A FAFIPA vai já na 39.ª edição e continua a dar a conhecer a dinâmica do concelho, nos variados setores de atividade, como agricultura, floresta, indústria, pecuária e, ainda, o sempre atrativo artesanato.

A gastronomia é outra das “estrelas” do evento. O chícharo, um dos produtos mais típicos da região, inspira o 17.º Festival dedicado a esta leguminosa que, apesar de estar quase esquecida da cozinha contemporânea, continua a ser uma referência nesta região. Muito semelhante em aspeto ao tremoço, pode ser cozinhada da mesma forma que o feijão, sendo um bom acompanhamento para pratos tão diferentes como peixe, enchidos, bacalhau, entrecosto, cabrito, sopa, migas e tartes. Nesta realização, vai ser apresentado nas tasquinhas e nos restaurantes aderentes das mais variadas formas.

Durante os três dias não falta também a música, num cartaz atrativo que abre hoje com os concertos de “Surma” e “ProfJam”. Amanhã, durante a tarde, das 14h00 às 20h00, vai ser transmitido do recinto o programa da TVI “Juntos em Festa” e à noite sobem ao palco “Birds are Indie” e “Pedro Abrunhosa & Comité Caviar”. No domingo a animação decorre durante todo o dia, sendo de destacar as atuações da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, os concertos dos grupos “Cavaquinhos da Pedreira” e “Adufe e Alguidar”. À noite destaque para o Festival Internacional de Acordeão e para o espetáculo de Emanuel. Haverá, ainda, vários momentos de animação de rua e outras atividades, como apresentação de livros, debates e exibição de filmes. De destacar, no domingo, os famosos passeios em charrete mas também os passeios de tratores, motos e bicicletas antigas, que são já referências nesta realização. O programa integra ainda eventos desportivos, como um torneio de futebol de formação “Al-Bayazira Youth Cup”, que vai na segunda edição.

Para a autarquia, o programa desenhado demonstra o empenho “em promover um evento que pretende ser muito mais do que uma atividade de entretenimento”, afirmando-se como “um meio de promoção do território e dos seus recursos endógenos, potenciando, desta forma, o surgimento de mais oportunidades de negócio, o crescimento da economia local e o reforço da notoriedade do concelho”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM