A Aldeia do Xisto de Aigra Nova, situada na Serra da Lousã, na vila de Góis, vai receber mais uma edição do AigraCultura. Agendada para domingo, esta iniciativa, promovida pela Lousitânea, dá a conhecer as tradições e a cultura locais, proporcionando a todos os visitantes uma experiência única e uma aproximação ao que é o dia-a-dia de uma aldeia serrana.
O programa arranca pelas 10h00 com a abertura dos Núcleos do Ecomuseu Tradições do Xisto (entrada livre) e do Mercado dos artesãos locais. Segue-se, pelas 10h30, uma aventura serrana com um Peddy Paper cultural pela aldeia. A iniciativa contempla também uma sessão de pintura ao vivo dinamizada por Joaquim Amaral Dias.
Após um almoço típico na Maternidade das Árvores tem lugar um colóquio sobre o Mel de Urze orientado pela produtora Natália Domingues e uma sessão de cinema com a exibição do filme “Corrida do Entrudo das Máscaras de Cortiça de Góis”, de Tiago Cerveira.
Até às 14h00 a animação de rua vai estar a cargo do grupo Gaitas de Foles “Gaiteiros Rainha Santa”, culminando o evento com um concerto de rua proporcionado pelo grupo RMusic.
A Lousitânea terá também disponíveis refeições para venda ao público, cuja ementa do almoço é composta por lombo do porco no forno com batatas assadas com salada, sopa serrana e arroz-doce. Já para o jantar há sopa à lavrador e filhós espichadas.