26 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Aldeia da Cerdeira recebe projeto piloto de valorização de resíduos

12 de Abril 2019

A aldeia do Xisto da Cerdeira, na Lousã, está a iniciar um projeto piloto de compostagem comunitária, no âmbito da iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”. O projeto começou na sexta feira com a assinatura do protocolo de colaboração entre a autarquia e o empreendimento “Cerdeira – Home for creativity”, à qual foi entregue um compostor comunitário e 30 recipientes para resíduos orgânicos.

O projeto pretende que “todos os resíduos valorizáveis, gerados na aldeia da Cerdeira, sejam recolhidos seletivamente ou tratados localmente (compostagem comunitária) com baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono”, explica o Município da Lousã. Sendo a recolha de resíduos um desafio em zonas de baixa densidade populacional, a autarquia prevê que esta iniciativa seja uma maneira de racionalizar meios e experimentar conceitos avançados e eficazes na gestão de resíduos. A Câmara compromete-se ainda a disponibilizar um especialista para acompanhar o processo, bem como toda a informação relevante. O projeto, que se revela ainda mais útil em zonas de montanhas com temperaturas negativas, permite a degradação dos resíduos sem libertar maus odores.

Recorde-se que a iniciativa “Aldeias Resíduos Zero” é financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM