17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral consigna construção de ETAR de Cantanhede

27 de Janeiro 2023

A Águas do Centro Litoral (AdCL) consignou esta terça-feira (24) a construção da ETAR de Cantanhede, orçada em cerca de nove milhões de euros.

O empreendimento surge da necessidade de solucionar o saneamento em Cantanhede e Mira, onde o extenso emissário que recebe os efluentes dos dois Municípios, e é encaminhado para a ETAR de Ílhavo, começou a registar excesso de caudais, ocorrendo descargas.

Segundo o presidente do conselho de administração daquela empresa, Alexandre Tavares, este problema foi detetado em 2016, tendo sido procuradas formas para o resolver, sendo que em 2019 foi definido qual a opção a concretizar, a construção de uma nova estação de tratamento de águas residuais.

Após dois concursos públicos internacionais, em fevereiro e agosto de 2020, que não receberam propostas, a obra foi consignada.

“Foi o culminar de um processo “doloroso, penoso, difícil para todas as entidades envolvidas”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A nova ETAR, com um prazo de execução de 450 dias, que representa um investimento de cerca de nove milhões de euros, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vai ficar situada em Cochadas, na Tocha, e abrangerá 37 mil habitantes-equivalentes. A infraestrutura servirá áreas do concelho de Cantanhede, que atualmente são abrangidas pelo subsistema Ria Sul-Aveiro e a zona de ampliação da cobertura “em baixa” desse Município, nomeadamente as localidades de Febres, Ourentã, Pocariça, entre outras.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM