17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Águas do Centro Litoral consciencializa para a importância de preservar a água

17 de Março 2023

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, a Águas do Centro Litoral (AdCL) assume o papel de “beija-flor” em Águeda, Ansião e Mealhada e em todo o território servido pela Empresa. Num ano em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, a empresa associa-se ao movimento e percorre vários Municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos no uso primordial da água.

“Hoje e todos os dias do ano, a AdCL promove campanhas de sensibilização que pretendem consciencializar a comunidade para a importância de preservar a água, como bem essencial e fundamental para a qualidade de vida”, salientou a empresa.

O acesso a água, a sua proteção como bem ambiental e a sua utilização eficiente, enquanto recurso escasso, “é um dever de cada cidadão”. A pensar em todos, a AdCL “consciencializa para as boas práticas no uso presente, como horizonte para a sustentabilidade futura, sendo um beija-flor da região Centro Litoral”, reforçou.

 

Sensibilizar para o uso consciente da água

 

Na semana do Dia Mundial da Água, a AdCL vai estar em Águeda (21 de março) e na Mealhada (24 de março) para sensibilizar centenas de crianças para o valor da água, em especial na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, através de uma Gincana de Água, uma dinâmica que destaca as boas práticas individuais ao nível do abastecimento de água para consumo humano e saneamento de águas residuais. “Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água”, acrescentou.

Durante esta semana será também a ocasião para conhecer os grandes vencedores do concurso escolar intitulado de “Brigada da Seca, Educar para o Uso Consciente da Água”, que incentivou à criatividade dos mais jovens através da prática de desenho infantil e video.

Com horizonte na geração “esperança”, constituída pelos mais jovens, a AdCL lançou dois concursos escolares, aliando o gosto pela arte às novas tecnologias, sob forma de desenho infantil e video. Motivar e envolver a comunidade escolar no desenvolvimento de projetos centrados na temática da escassez de água foi um dos objetivos definidos, cujo mote se centra nas razões/ causas que contribuem para este problema, as suas implicações e o que está ao alcance de todos nós, na qualidade de cidadãos e organizações, para o combater e prevenir.

O concurso de vídeo, destinado a alunos do 5º, 8.º e 11º ano, e o concurso de desenho infantil, reservado aos vários anos de ensino do 1º ciclo do ensino básico, promovidos no mês de fevereiro, contabilizaram a submissão de 22 vídeos e 30 desenhos, avaliados pelo júri composto por representantes da Águas do Centro Litoral, do Agrupamento de Escola de Ansião e da Câmara Municipal de Ansião.

 

AQUAQUIZ desafia jovens a testarem conhecimentos sobre o valor da água

 

O Grupo Águas de Portugal criou a quarta competição nacional do AQUAQUIZ, um jogo interativo e pedagógico com o objetivo de apoiar a educação e sensibilização para o valor da água. A Águas do Centro Litoral incentiva, assim, até 29 de março, estudantes, docentes e escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da sua região a participar e demonstrar os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida.  Até 29 de março, jovens estudantes, docentes e escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de todo o país podem participar nesta competição.

Concebido para ser jogado em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual”, acessível no endereço www.aquaquiz.pt, é composto por um “quiz” com perguntas relativas a diferentes dimensões da água, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.  O jogo de tabuleiro virtual pode ser disputado em modo presencial, em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar, ou em jeito remoto, por grupos de duas a cinco pessoas.

Lançado em fevereiro de 2019, o AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo AdP – Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde o seu lançamento, o jogo sobre o valor da água envolveu cerca de 870 escolas e mais de 8.400 jogadores/as, com um total superior a 56 mil jogos realizados.

H2Off está de regresso

A AdCL volta a associar-se à campanha de mobilização à escala nacional H2Off. Promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a iniciativa desafia a comunidade a fechar a torneira durante uma hora, a partir das 22h00 do dia 22 de março.  Uma atividade que pretende “motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando a proteção e preservação da mesma”.

Serviço 24 horas por dia/ 365 dias por ano

Todos os dias cerca de 250 profissionais da AdCL trabalham diariamente para garantir o abastecimento público de água, “em quantidade e com qualidade”, e o tratamento adequado da água usada “para que possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras”.

Na região, a Águas do Centro Litoral é a empresa responsável pela captação e tratamento de água e de águas residuais de 30 Municípios. No abastecimento de água, a empresa abastece os Sistemas Multimunicipais ou Municipais para cerca de 297 mil habitantes.

“A AdCL está empenhada no cumprimento dos seus compromissos para com os Municípios, garantindo-lhes o fornecimento de uma água em qualidade e quantidade”, assegurou. Para tal, tem em curso vários investimentos num valor total de mais 14,5 milhões de euros em infraestruturas de abastecimento de água. Em causa estão, por exemplo, as empreitadas de reabilitação/ ampliação de quatro reservatórios de água, em Coimbra, ou ainda a remodelação da ETA do Paúl, em Leiria, ou ainda a reabilitação da ETA e captação da Ribeira de Alge, em Ansião.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM