A empresa municipal Águas de Coimbra vai dinamizar uma jornada de reflexão sobre o setor da Água, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março). Com o tema “Secas e Cheias: Uma inevitabilidade no contexto das alterações climáticas? – Soluções estruturais e não estruturais”, a conferência vai contar com a presença de especialistas com vasta experiência na área e personalidades dos quadrantes político e académico.
A atividade terá duas sessões, onde serão discutidos diversos temas relacionados com a água. Na sessão da manhã serão abordados vários tópicos, entre eles o novo paradigma da gestão da água em Portugal, a gestão dos recursos hídricos em situação de incerteza, a água na agricultura, a seca e escassez de água. Já a tarde vai ser de momentos de partilha com intervenções sobre projetos de barragens, os desafios da regulação do sector da água, os Municípios e os ciclos da água, a gestão da água e novos desafios e a gestão integrada e eficiente do ciclo urbano da água.
A conferência será moderada por Alfeu de Sá Marques e Alexandre Tavares, contando ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra Francisco Veiga, do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal Eduardo Oliveira e Sousa, da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Isabel Damasceno, entre outros.
Na sessão de abertura está também prevista a participação da ministra da Agricultura e da Alimentação (a confirmar). O encerramento será realizado pelo presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra Alfeu de Sá Marques e o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, com o Pelouro do Ambiente, Carlos Lopes. O evento contará ainda com a presença do secretário de Estado do Ambiente (também a confirmar).
A conferência vai decorrer no auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, das 09h00 às 18h00. Para se inscrever pode visitar o site da Águas de Coimbra. A inscrição, que pode ser feita através do site das Águas de Coimbra, tem um valor geral de 50 euros e inclui almoço. Para estudantes o valor é de 20 euros, também com almoço.