No próximo dia 26 de março, a empresa Águas de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Água, que se regista a 22 de março, com uma conferência intitulada “A Gestão da Água no Contexto das Alterações Climáticas”. Esta iniciativa, que pretende ser uma jornada de reflexão sobre a gestão dos recursos hídricos, enquadrada na problemática das alterações climáticas, vai decorrer no Auditório Laginha Serafim no Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e vai reunir especialistas académicos e profissionais do setor, para além da presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e do secretário de Estado do Ambiente.
A conferência tem início marcado para as 9h30 com o acolhimento dos participantes, seguido da sessão de abertura às 10h00, que contará com a presença de Alfeu Sá Marques, presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, Carlos Fiolhais, professor emérito da Universidade de Coimbra e comunicador de Ciência, e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra. A moderação ficará a cargo de Carlos Fiolhais, e o relator será Filipe Carrito, administrador da Águas de Coimbra.
Programa aborda temas cruciais
Ao longo do dia, serão abordados diversos temas cruciais para a gestão da água no contexto das alterações climáticas.
Pelas 10h30 decorre “A Gestão da Água no Contexto das Alterações Climáticas – Políticas do Governo” com Emídio Sousa, secretário de Estado do Ambiente, que apresentará as políticas governamentais para enfrentar os desafios da gestão da água. Logo de seguida, às 11h30, decorre o painel “A Água na Agricultura” com Álvaro Mendonça e Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que discutirá o papel da água na agricultura e os desafios enfrentados pelo setor. Pelas 12h00, “Transvases: Sim ou Não?”, será debatido por Pedro Serra, consultor e especialista em Recursos Hídricos, que falará da controversa questão dos transvases.
Durante a parte da tarde, às 14h30, Vera Eiró, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, apresenta “Regulação do Setor da Água”, onde falará sobre a regulação do setor da água. Às 15h00 são apresentados “Os Desafios das Alterações Climáticas – Visão da Águas de Portugal” por António Carmona Rodrigues, presidente do Grupo Águas de Portugal, que apresentará a visão do grupo para enfrentar os desafios das alterações climáticas. Pelas 15h30 fala-se de “Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Partilhadas – Perspetivas” com Rodrigo Maia, professor associado jubilado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que leva a mesa a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas partilhadas. Pelas 16h00, José Saldanha Matos, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apresentará o sistema de drenagem da cidade de Lisboa como exemplo de adaptação às alterações climáticas com o painel “Adaptação das Cidades às Alterações Climáticas: O Sistema de Drenagem da Cidade de Lisboa”.
A sessão de encerramento, às 17h00, conta com a participação de José Manuel Pereira Vieira, professor emérito da Universidade do Minho e relator da conferência, e Alfeu Sá Marques.
Após cada painel temático, há um espaço para discussão e troca de ideias entre os participantes.
As inscrições para a conferência já estão abertas.