A Fundação ADFP (Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional), de Miranda do Corvo, e os municípios de Alvaiázere, Condeixa e Penela juntam-se para promover a região de Sicó. Nesse sentido, vão realizar, a 16 de fevereiro, a partir das 20h00, no Hotel Parque Serra da Lousã, o jantar “O melhor de nós – tributo à região de Sicó”, evento que se insere no primeiro Ciclo de Jantares Vínicos promovidos pelo Restaurante Museu da Chanfana.
Este jantar resulta, como explica a Fundação, da colaboração de várias entidades, que se juntam para promover a gastronomia e os produtos endógenos, onde se incluem os vinhos da região de Sicó.
“Cada momento do jantar será a exaltação da região de Sicó, da sua dinâmica e promoção dos produtos endógenos. Sicó estará à mesa desde a entrada à sobremesa”, realça a Fundação ADFP, em nota divulgada. O jantar vai começar, assim, com a degustação de queijo de cabra proveniente da Queijaria da Fundação ADFP e da Confraria do Queijo do Rabaçal, em conjunto com o mel da Lousamel. Segue-se uma sopa de chícharo, apresentada pelo Município de Alvaiázere, e o cabrito assado, especialidade da responsabilidade do Município de Condeixa. À sobremesa, o Município de Penela e a Fundação ADFP juntam-se para apresentar a nabada, doce tradicional do Convento de Semide, confecionada com noz de Penela. Todos os pratos vão ser acompanhados da degustação e explicação de vinhos provenientes dos produtores de Terras de Sicó, com a representação da Vinisicó.
Cada produtor e entidade fará uma breve explicação do seu produto, exaltando a região e os seus produtos neste jantar que contará ainda com um apontamento musical de fado.
Este evento tem também um cariz solidário, já que cada participante é convidado a comprar uma refeição para os sem abrigo da cidade de Coimbra, que são apoiados pela Casa da Dignidade, da Fundação ADFP.
Quem quiser participar deve inscrever-se, até 12 de fevereiro, através dos e-mails goncalocosta@adfp.pt ou margarida.soares@adfp.pt ou dos telefones 239 095 054 ou 915 361 527. O jantar custa 15 euros.