26 de Outubro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

AdCL trabalha diariamente para que água chegue às torneiras com qualidade

25 de Setembro 2020

Ter água de qualidade e em quantidade a jorrar nas torneiras é a grande missão da Águas do Centro Litoral (AdCL) que, para que este bem essencial nunca falte, tem mais de 200 profissionais a trabalhar diariamente, 365 dias por ano.

Apesar da pandemia da Covid-19 persistir em assolar a nossa sociedade, quer a nível pessoal quer profissional, certo é que não se pode parar. Neste cenário, e apesar dos condicionalismos, a AdCL nunca interrompeu o seu trabalho, de forma a garantir que a água chegue às torneiras 24 horas por dia. “Impera um enorme desafio à resiliência de empresas e organizações, em especial àquelas que, como a Águas do Centro Litoral, desenvolvem atividades essenciais não passíveis de serem suspensas ou interrompidas. Cumpre, assim, à AdCL continuar a garantir um serviço essencial para o bem estar da população, o fornecimento de água em qualidade e quantidade”, realça a empresa.

Aproveitando as celebrações do Dia Nacional da Água, que se comemora na próxima quinta feira, 1 de outubro, a empresa sensibiliza a comunidade para a importância deste bem essencial à vida. Lembra que “abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água”. Considera, por isso, que hoje, mais que nunca, “é fundamental destacar os vários profissionais que trabalham diariamente, 365 dias por ano, para servir a população com uma água de qualidade e quantidade, salvaguardando a saúde pública”.

A AdCL tem todos os dias mais de 200 profissionais que garantem o abastecimento público de água, bem como o tratamento adequado da água usada para que possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras. De acordo com a empresa, “mais de metade (54,6 por cento) dos colaboradores da AdCL desenvolve a sua atividade na área da Operação, assegurando no terreno, 24 horas/dia, os processos associados ao abastecimento de água e ao tratamento do saneamento”.

A Águas do Centro Litoral é a empresa responsável pela captação e tratamento de água e de águas residuais em 30 municípios da região – Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares -, fornecendo água para consumo humano aos Sistemas Multimunicipais ou Municipais, servindo cerca de 267 mil habitantes. Garante a gestão integrada do ciclo urbano da água, desde a captação, ao tratamento e transporte da água até à entrega, em quantidade e com qualidade, para o fornecimento às populações. Com este serviço permite aos municípios “assegurar a distribuição de um produto de excelência, água de qualidade segura, ao consumidor final”.

Atividades online e ao ar livre no Dia Nacional da Água

Tal como sucede todos os anos, a AdCL vai aproveitar o Dia Nacional da Água – uma efeméride criada para promover a reflexão sobre a importância da água – para incentivar “à consciencialização da sociedade para a utilização eficiente deste precioso recurso, escasso e essencial à vida”.

Assim, e apesar do contexto que se vive, a empresa associa-se ao Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada para comemorar este dia, com atividades ao ar livre que pretendem sensibilizar sobre o uso eficiente da água, através da campanha “Água com Pingo de Consciência” e de uma prova de água aromatizada para quem visitar aquele centro.

Apesar dos “constrangimentos” da pandemia, a Águas do Centro Litoral, além de garantir a segurança e a fiabilidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, pretende manter a sua missão de “Comunicar para compreender, agir para mudar!”, recorrendo à educação ambiental, através de uma comunicação digital, pelo canal de Youtube e presença institucional nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Durante a semana do Dia Nacional da Água, a empresa vai apresentar nos seus meios de comunicação digital vídeos que permitem um olhar sobre o trabalho que desenvolve diariamente, muitas vezes “invisível”, em prol de um objetivo comum que, como frisa, passa por “garantir que a água continua a ser fornecida de forma segura e em quantidade e que, depois de usada, esta água possa ser reutilizada ou devolvida aos rios e mar em condições ambientalmente seguras”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM