23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Acreditar” precisa de voluntários para Hospital Pediátrico

25 de Janeiro 2019

A “Acreditar” – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro está à procura de novos voluntários para o Hospital Pediátrico de Coimbra. Quem tiver algum tempo disponível que possa dedicar a esta causa, deve preencher a ficha de inscrição que está acessível no site da Acreditar (http://www.acreditar.org.pt), onde encontram informação detalhada sobre a missão e o apoio que esta associação presta. As fichas de inscrição devem ser enviadas, até segunda feira, dia 28 de janeiro, para o e-mail bs@acreditar.pt.

No seu site, a “Acreditar” apresenta um perfil geral do voluntário, que tem que ter 18 anos ou mais, conhecer e concordar com os princípios que regem a associação, não ter qualquer doença infecto-contagiosa que possa colocar em risco a saúde das crianças e dispor do necessário equilíbrio emocional. Deve ter também, entre outros requisitos, disponibilidade de tempo para comparecer com pontualidade e assiduidade aos turnos acordados.

Depois das candidaturas, os possíveis voluntários vão participar na formação que vai decorrer, a 5 e 6 de fevereiro, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, das 17h30 às 20h00. De acordo com a “Acreditar”, os turnos disponíveis têm no mínimo duas horas, uma vez por semana, podendo decorrer no Internamento, de segunda a sexta feira, das 18h00 às 20h00 e ao sábado das 10h00 às 12h00; ou nas Consultas Externas, também de segunda a sexta feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. Os voluntários deverão ser integrados nas equipas a 11 de fevereiro.

Criada em 1994, a “Acreditar” é “uma rede de partilha e de afetos feita de crianças, jovens, pais e amigos”. Presta apoio a crianças e famílias que se deparam com o cancro infantil, acompanhando-os em todos os momentos da doença. Nas casas da “Acreditar”, nos hospitais ou no domicílio, presta apoio nos planos emocional, logístico, social ou outro que as famílias necessitem.

A “Acreditar” dispõe de quatro casas – Coimbra, Faro, Funchal e Lisboa. Construída junto ao Hospital Pediátrico, a de Coimbra dispõe de 20 quartos e muitos espaços de convívio, oferecendo às famílias que vêm de longe um lugar humanizado, onde podem permanecer durante os tratamentos das crianças com todas as condições necessárias.

A missão da “Acreditar” passa, precisamente, por acolher e apoiar as famílias nesta fase difícil das suas vidas, momentos de grande apreensão e vulnerabilidade em que uma voz amiga pode fazer toda a diferença. “A ‘Acreditar’ faz um acolhimento de tranquilização a pais e filhos. Voluntários adultos (apenas aqueles que tenham tido a doença ou que foram pais e mães) disponibilizam-se para ir semanalmente ao encontro das novas famílias, prestando apoio emocional, orientação nas questões mais abrangentes ou esclarecimento nos pequenos detalhes. Através da experiência comum que os une, cria-se um sentido instantâneo de comunidade que diminui o sentimento de isolamento e de medo. Mas este apoio vale sobretudo porque é uma fonte de esperança”, realça a associação no seu site.

É precisamente de mais voluntários que possam reforçar estas equipas e esta rede de afetos que a “Acreditar” precisa neste momento, de forma a poder continuar a assegurar o importante apoio a todas as famílias que dele precisam.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM