A Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) tem em curso duas empreitadas no Município de Soure, que “irão permitir uma melhoria no serviço prestado e garantir uma maior eficiência no abastecimento de águas residuais”, referiu a empresa intermunicipal.
Com um investimento de 180 mil euros, a empreitada “Beneficiação da ETAR de Sobral” irá permitir “um tratamento adequado dos efluentes, através da instalação de uma ETAR compacta com sistema de lamas ativadas com arejamento prolongado”.
“Esta ETAR irá possibilitar tratar o efluente do sistema de drenagem de águas residuais da localidade de Sobral, que representa uma população equivalente a 600 habitantes”, acrescentou.
A intervenção surgiu após a Entidade Gestora verificar que uma das linhas de operação da ETAR teria colapsado, o que deu origem a uma diminuição na eficiência do tratamento.
Neste âmbito, “de forma a recuperar e a melhorar a qualidade das massas de água e proteger o ambiente”, a ABMG encontra-se a executar trabalhos de beneficiação na ETAR, no âmbito de um procedimento iniciado no final do ano passado.
Já na Rua Heróis 25 de abril, também em Soure, a empresa deu início aos trabalhos de substituição do coletor de saneamento.
A empreitada, que teve início na passada sexta-feira (7) e com um prazo de execução de 30 dias, num investimento de 113 mil euros, prevê a instalação de 237.10 metros de coletor, sete câmaras de visita simples e a execução de 10 ramais domiciliários.
A ABMG é uma empresa intermunicipal que resulta da agregação dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, com o objetivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.