A abertura do canal na Baixa de Coimbra, que permitirá a execução da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), foi ontem adjudicada pela Metro Mondego à empresa Veiga Lopes, S.A.
Trata-se de uma via estruturante, que ligará a frente de rio à Rua da Sofia, e que representa um investimento de 3.249.035 euros (acrescido de IVA). A intervenção prevê a reconstrução de vários imóveis e a construção do edifício-ponte na Rua da Sofia, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, que irá permitir a passagem do Metrobus.
As obras têm um prazo previsto de execução de 23 meses, portanto cerca de dois anos, e ficarão disponíveis dois edifícios, com uma área de construção de cerca de 2.600 metros quadrados, destinados a comércio, restauração, serviços e habitação.
A Linha do Hospital, em que esta empreitada se insere, faz a ligação da zona da Baixa de Coimbra e da Linha da Lousã à zona de Celas, onde se localiza um importante complexo de saúde (HUC, IPO, Hospital Pediátrico), duas Faculdades (Medicina e Farmácia), bem como vários Institutos de Investigação e outros equipamentos de importância estratégica para a cidade e para a região.