18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Abertas candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia do NRC-LPCC

10 de Fevereiro 2023

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) abriu na segunda-feira (6) o processo de candidaturas para seis Bolsas de Investigação em Oncologia. O NRC.LPCC dispõe de 60 mil euros para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro e, por isso, este ano atribui seis bolsas (10 mil euros para cada uma): quatro de investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, uma Dr. Rocha Alves e uma Dr. Dário Cruz.
Na cerimónia de lançamento das Bolsas de Investigação, na segunda-feira (6), a Coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) salientou a importância da colaboração do NRC.LPCC, sublinhando, nomeadamente, que o apoio da LPCC “tem sido muito importante nos últimos três anos”, o que permitiu à equipa da CIMAGO “produzir 596 artigos científicos, uma média de 200 artigos por ano”. A professora Isabel Carreira aproveitou para homenagear o professor Carlos de Oliveira, antigo presidente do NRC.LPCC ao recordar que “foi por ideia dele que o CIMAGO se iniciou e por sua vontade que continuou”. “Se o CIMAGO existe é devido a ele e se está bem é porque ele construiu alicerces sólidos”, salientou, vincando que é fulcral “dinamizar a investigação para encontrar respostas para ajudar os clínicos a ajudar os doentes”.
José Manuel Casanova, presidente da ACIMAGO (Associação de apoio ao CIMAGO) também esteve presente na cerimónia, congratulando-se pelo apoio do NRC.LPCC para a continuidade do trabalho de investigação em oncologia deste centro, reforçando que o seu apoio foi, “nos períodos de maior apreensão, como a crise económica e a pandemia, um porto-seguro”.
O professor Vítor Rodrigues, presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro, reforçou a importância deste apoio, lembrando que “antes de nós, houve outros que permitiram a abertura de caminhos para que agora pudessem ser percorridos”, acrescentando que é importante as pessoas saberem para “onde vai” o dinheiro que doam. “A LPCC não tem dinheiro, recebe-o e tem de o gerir, sendo que a atribuição de Bolsas faz parte dessa gestão. Um euro doado por cada pessoa pode não dar para muito, mas tudo junto poderá salvar vidas”, acrescentou.
As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2023 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO). Podem candidatar-se a estas Bolsas todos os investigadores licenciados e/ou com grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.
Já a Bolsa Dr. Rocha Alves abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro. Podem concorrer todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC:  Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca).
A Bolsa Dr. Dário Cruz destina-se a equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC.
As candidaturas para as Bolsas de Investigação em Oncologia 2023/2024 do NRC.LPCC estão abertas até 31 de março de 2023 e a apreciação dos projetos pelo Júri será feita de 1 de abril a 12 de maio. Posteriormente, a comunicação dos resultados e assinatura dos contratos de concessão de Bolsa será de 15 a 31 de maio. Por fim, a 1 de junho dar-se-á início às Bolsas de Investigação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM