2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

MANUEL BONTEMPO

A propósito de um jovem poeta

19 de Julho 2019

A poesia acontece. Quase sempre acontece. Não se faz, não se fabrica. Assistimos hoje a uma poesia que é feita nas complicações herméticas com laivos de intelectualista, indecifrável ou sensualista ou ainda com facilidades oferecidas por velhos livreiros de todo o bem estar de obras pequenas mal proporcionadas no valor intrínseco e com as tradicionais banalidades, mas que servem de prato de mesa para elogiosos lançamentos, com pompa e circunstância, com os habituais snobs do burgo, as senhoras alindadas nas melhores vestimentas, num festim de palmadinhas nas costas.

Debuxa-se nesses livros uma série de caricaturas e as habituais artimanhas de uma medíocre poesia apadrinhada pela fama do bairro, com frases relatadas e discutidas pelos doutos, entremeadas com os sorrisos postiços do jet-set, num festim sibilino fabricado em série como quisessem usar o esquema lógico dos clássicos ou, para espanto auto-dominado de poesia revolucionária ou arautos intimistas dum novíssimo verbo.

A poesia, no entanto, não morreu!

Surgem novos, novíssimos valores e este universo insere jovens poetas com os novos conceitos como Vasco Francisco, Dalila Morais, Morais Pimenta, que se deixam encantar pelo sortilégio desta arte subtil, de Camões, Miguel Torga, Pessoa, e que, por vezes, somos surpreendidos por estes jovens trovadores, onde existe o plantio seleto do verso, como Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Anderson, António Arnaut, Paulo Ilharco, Natália Correia, na companhia de Alda Belo, Susana Campos, João Mendes Ferreira, Alcina Marques, quase todos estes poetas, ou todos, ligados a Coimbra.

Vasco Francisco é poeta. Deve seguir o seu caminho a par da sua formação académica.

Tem ilustrado as páginas dos jornais com poesia de boa cepa. Esperamos que não deixe de desenvolver o seu exercício de poeta de raiz!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM