A Previdência Portuguesa foi felicitada, na terça feira, em Coimbra, pelo presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, graças ao contributo dado ao movimento mutualista.
No âmbito das comemorações dos 90 anos desta associação mutualista, A Previdência e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC)/Coimbra Business School organizaram uma conferência sobre “Mutualismo – 90 Anos d’ A Previdência Portuguesa”, que assentou neste sistema privado de proteção social, debruçando-se também no caso da instituição de Coimbra.
Durante esta sessão, Sandinha Serra, vice-presidente do ISCAC, expressou apreço da Escola pelo movimento mutualista, baseado em valores perenes. Já Albano Loureiro, presidente da Mutuália, Federação Mutualista, enalteceu a evolução do movimento nas duas últimas décadas, tendo recomendado solidariedade, confiança, espírito de igualdade, cultura de liberdade e participação associativa.
José Luís Nunes, que foi aluno de mestrado na Coimbra Business School, falou de um sistema de avaliação de desempenho assente na articulação de medidas financeiras com não financeiras (balanced scorecard). Gabriel Silva, professor do ISCAC, regozijou-se por José Luís Nunes ter apetrechado o mutualismo com importantes conceitos.
O presidente d’ A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira, realçou que continuam a haver motivos para existir o mutualismo, vocacionado para enfrentar necessidades sentidas pelas pessoas.
Recorde-se que a associação mutualista, sediada em Coimbra, na Rua da Sofia, completou 90 anos a 11 de janeiro. O programa festivo, que se estende até ao final do ano, prevê a realização de eventos diversos, como uma Gala Solidária, concursos, eventos desportivos, uma caminhada, um passeio de bicicleta, exposições, um Encontro Intergeracional, rastreios, workshops, ações de rua e o já habitual Jantar Solidário.