4 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

A economia não se para! As tendências globais no mercado dos eletrodomésticos

26 de Novembro 2020

Com o surgimento de novas tecnologias, muitas partes da nossa casa ganha uma nova face e até novos componentes. Cozinhas e áreas gourmet não são exceções. Desde fornos e fogões a micro-ondas, introduzem novas tecnologias e tendências para adicionar funcionalidade e estética ao meio ambiente.

Num mundo cada vez mais tecnológico, a nossa relação com os alimentos muda e também afeta a nossa relação com o meio ambiente e o espaço em que estamos inseridos. Além disso, mudamos completamente a nossa visão de onde este alimento é preparado e armazenado.

Os especialistas já apontam para o crescimento acelerado da inteligência nos utensílios de cozinha. A promessa é que os utensílios irão pesquisar e informar-nos sobre o bom funcionamento do espaço.

Pesquisas realizadas na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, indicam que, num futuro próximo, teremos câmaras dentro do forno, por exemplo. Isto permitirá que os amantes da cozinha acompanhem um alimento que está sendo cozido de qualquer parte da casa ou mesmo fora dela por telefone.

Já podemos apostar nas tecnologias atuais para facilitar a utilização de aparelhos e a preparação de qualquer alimento. Uma das opções atuais para transformar a sua cozinha num ambiente moderno e tecnológico é investir em eletrodomésticos embutidos e acabamento em aço inoxidável, cor e design automaticamente nos lembra a tecnologia.

É verdade que os produtos feitos com aço inoxidável sempre foram associados ao requinte. Nas revistas e feiras de decoração destacam-se frigoríficos, fogões e máquinas de lavar louça como sinónimos de glamour e modernidade. Mas hoje em dia, devido às grandes ofertas e facilitações de pagamentos, este sonho pode ser realidade para qualquer um. Basta escolher o produto que melhor lhe convém e ao seu bolso e é possível conquistar uma cozinha de “telenovela”.

Nestes aparelhos é aplicado um verniz que evita manchas nos dedos, facilitando a limpeza, além de proteger e deixar o produto novo durante muitos anos. Por isso, não se utiliza amoníaco, solventes e álcool, porque removem esta proteção do produto. Ao limpá-las, utilize um pano macio ou uma toalha de papel com água morna ou detergente neutro, sempre com cuidado para não deixar resíduos.

Os eletrodomésticos e os itens domésticos em aço inoxidável também são mais bonitos e resistentes. A sua utilização não é apenas decorativa, mas sobretudo, por razões de segurança. O aço inoxidável não modifica a cor, o sabor ou o aroma dos alimentos e mantém as suas propriedades mesmo a temperaturas elevadas ou muito baixas.

Normalmente estes dispositivos têm sistemas digitais e são muito avançados com várias funções que facilitam o dia a dia de qualquer pessoa.

Apesar de ainda não termos acesso a todas estas novas tecnologias, apresentaremos várias formas de investir e adaptar os ambientes da sua casa de forma a parecer mais moderno, seguindo a tendência global deste mercado! Siga-o:

Eletrodomésticos básicos

Os eletrodomésticos desempenham um papel importante na construção de uma casa funcional. E há eletrodomésticos de cozinha que são fundamentais! Por conseguinte, têm de ser bem pensados para que seja dada uma boa utilização e que a logística das rotinas seja facilitada. Parece complexo?

A verdade é que eles são realmente fundamentais para que não nos assustemos no dia a dia ou deixemos de desfrutar de tudo o que tem direito na nossa casa.

Fogões

Quando falamos de tendências no mundo dos aparelhos, não podemos deixar de citar os fogões. Isto porque, cada vez mais, o uso de bancadas é comum nas cozinhas.

Com as bancadas, é possível que a cozinha esteja integrada na área social, como as salas de jantar. Em muitos casos, o fogão convencional é substituído pela placa de cozedura. A ideia é que o visual seja mais limpo e as pessoas tenham mais praticidade quando cozinham ou simplesmente circulam pelo local em momentos de lazer que podem ser apreciados na cozinha.

Também inspirados neste estilo, os fogões com mesa de vidro estão a ganhar cada vez mais espaço nas decorações, perfeitos para quem quer um ar contemporâneo na sua cozinha.

Um grande exemplo de inovação também nesta área é o chamado fogão de indução. Muito semelhante a um fogão elétrico, o aparelho não funciona com fogo, mas com um campo eletromagnético que gera calor e cozinha alimentos. Isto acontece distribuindo o calor igualmente pela superfície, o que aumenta a eficiência do fogão e diminui o tempo que os alimentos precisam de ser preparados.

Além disso, o fogão de indução ocupa um espaço muito menor, por isso é ideal para um pequeno projeto de cozinha, que é também uma tendência para os imóveis vendidos hoje.

Frigoríficos

O frigorífico também não é deixado para trás e tem-se transformado também num item cada vez mais tecnológico. Hoje em dia têm painéis digitais, distribuidores automáticos de água e gelo. Em algumas cópias há também dispensadores de café e até dispensadores de cerveja.

Existem modelos com conexão Wi-Fi, ecrãs tácteis e, alguns dispositivos de luxo, até têm reconhecimento RFID, uma tecnologia que utiliza frequência de rádio.

Num frigorífico, esta tecnologia poderia ser utilizada para encontrar um alimento sem ter de ter contacto visual com ele, o que torna o processo muito mais rápido e evita aberturas longas do frigorífico, mantendo a temperatura do aparelho sempre regular e poupando energia.

Máquina de lavar e secar

Outro aparelho quase indispensável nos dias de hoje é a máquina de lavar e secar. A tecnologia também veio para dar uma mão na sustentabilidade e na economia, incluindo o tempo. Uma máquina de lavar e secar com boa usabilidade tem de apresentar um bom uso dos recursos e é isso que os fabricantes estão a lutar.

Hoje em dia, muitas máquinas têm a capacidade de ajustar os níveis de água, o tempo de ciclo e a energia de acordo com a sujidade da roupa — detetada pelos seus sensores inteligentes, gastando nada mais do que o necessário para uma lavagem completa, profunda e preservada por cores.

E quanto ao tempo, nada mais frustrante do que tirar a roupa da máquina e estarem manchadas de sabão ou sujidade que não desapareceram e terem de fazer tudo de novo. Para que isto não aconteça mais, existem também novas tecnologias que diluem o detergente para a roupa e o amaciador, proporcionando uma limpeza profunda, sem manchas e necessidade de repetir lavagens. Além disso, a roupa tem até 40% menos desvanecimento em comparação com outros modelos e métodos, mesmo depois de muitos ciclos.

Fornos

Os fornos embutidos estão todos na decoração das cozinhas modernas. Como estão embutidos em armários e bancadas, garantem comodidade e organização ao meio ambiente: tudo o que é mais valorizado em áreas funcionais, como cozinhas.

Assim, com os modelos convencionais mais modernos, os fornos embutidos podem ser elétricos ou a gás e vêm equipados com várias características e características diferentes, com variadas gamas de preços.

Em geral, estes fornos têm uma capacidade interna (volume) superior à tradicional, com modelos que começam entre os 30 e os mais de 60 litros. Esta capacidade garante que pode preparar pratos mais elaborados e com mais frequência, pelo que é ideal para quem fará muita utilização do aparelho.

Os novos modelos até vêm com um sistema de grelhar, o que, como diz o nome, ajuda a grelhar. E há também botões que desencadeiam sistemas de controlo de temperatura e temporizador – o que ajuda a controlar o tempo de preparação dos pratos.

Os fornos atualmente vendidos nas lojas têm um design incrível. Alguns vêm em cores tradicionais, a preto e branco. Mas a tendência é mesmo aquelas em aço inoxidável, combinando com outros aparelhos de cozinha, como frigorífico e fogão. A maioria tem painel eletrónico no exterior, além de revestimento leve e auto-limpante no interior.

Ar condicionado

Num país com um verão quente como Portugal, o uso de ar condicionado torna-se fundamental. Seja em ambientes residenciais, comerciais ou outros, há sempre equipamentos para atender às suas necessidades. A boa notícia para quem projeta estes espaços é que estão a surgir novas tecnologias de ar condicionado para facilitar ainda mais o dia a dia e melhorar o desempenho.

Estes avanços tecnológicos trazem novidades que geram mais economia, tornam o dia a dia mais simples e ainda proporcionam um resultado de muito mais qualidade. Os processos de automatização também contribuíram para que este tipo de dispositivo aparecesse com mais frequência, adaptando-se ao novo consumidor, que é cada vez mais exigente!

O ar condicionado do tipo inversor é um dos mais benefícios, e a economia é que este modelo oferece um dos principais. Utilizando um inversor de frequência, a velocidade de rotação dos motores e a potência do compressor são controladas. Desta forma, o equipamento arrefece o ambiente muito mais rapidamente e tem até 30% mais potência do que os modelos convencionais.

No modelo Split Wi-Fi, o equipamento está ligado a um dispositivo móvel e pode ser controlado com grande facilidade. Assim, podes ter o controlo total do dispositivo de qualquer lugar. Pode ligar e desligar a temperatura, aumentar ou diminuir e observar o consumo em tempo real, evitando surpresas de conta no final do mês.

Os modelos Split Wind-Free são ideais para combinar um bom arrefecimento sem gerar ruído, proporcionando muito conforto. Assim, mantém a temperatura sem emitir um fluxo de ar direto, o que diminui o ruído. É o produto ideal para quartos para bebés, crianças e pessoas que precisam de um espaço mais tranquilo.

Microondas

Entre as funcionalidades mais recentes já disponíveis em alguns modelos estão a digitalização de códigos de barras de embalagens, comandos de voz e sensores integrados para que os consumidores saibam exatamente como preparar cada alimento.

Alguns modelos já têm uma funcionalidade chamada “Scan-To-Cook” permite ao utilizador utilizar uma aplicação para digitalizar o código de barras de um alimento para que o micro-ondas possa cozinhá-lo da melhor forma possível. Além disso, existe também a possibilidade de integrar o aparelho no Wi-Fi e conectá-lo ao Google Assistant ou Alexa para que possa controlar o dispositivo a partir de qualquer lugar da casa através de comandos de voz.

Para quem gosta de ter o controlo exato no momento da cozedura, uma empresa de micro-ondas Whirlpool permite ao utilizador definir instruções de cozedura personalizadas utilizando o seu smartphone. Este modelo também é compatível com o Google Assistant e Alexa, e pode ser operado por voz.

No micro-ondas Breville Quick Touch, a humidade dos alimentos é tida em conta. Utilizando um sensor inteligente, o dispositivo ajusta-se automaticamente de acordo com as medições efetuadas. Portanto, não é necessário definir o tempo de cozedura ou o nível de potência, tudo é feito de forma autónoma pelo próprio equipamento.

Decoração que conversa com os eletrodomésticos

Além de electrodomésticos, apostar em mobiliário moderno também transforma a sua cozinha num ambiente futurista. É cada vez menos comum ver cozinhas brancas em revistas e sites de decoração. Cores mais claras estão cada vez mais a abrir espaço para tons mais escuros, como cinza, azul-marinho e preto.

Para quem gosta de ambientes modernos, esta tendência para cozinhar é muito interessante. Afinal, o preto é a cor que passa muito estilo e está presente. As cores brancas e outras cores mais claras, por sua vez, continuam a ser usadas apenas em detalhes. Uma cozinha na qual todos os armários são escuros, por exemplo, pode ter uma mesa ou bancada de pia branca, para dar um contraste.

Como na moda tudo vai e volta, a onda de aparelhos coloridos tem vindo a ganhar espaço, em versões redesenhadas e cheias de características de última geração. Para quem quer adicionar um toque de cor e trazer o charme do estilo vintage para a cozinha, sem desistir da tecnologia atual, esta escolha é uma ótima alternativa.

Ao desenhar uma cozinha, é importante pensar numa cor como uma cor principal ou maioria, em seguida, trabalhar com os tons que combinam. O branco pode ser perfeito para paredes, pisos e bancadas, tornando possível optar pelas bancadas coloridas e harmonizá-las com coifas no mesmo tom.

Além disso, misturadores, panelas, torradeiras e sanduicheiras coloridas também estão com tudo e podem ser encontradas a preços muito acessíveis.

Outra aposta da decoração que está em alta são os tons de madeira natural. Mesmo que não esteja em todos os móveis e armários, alguns detalhes com esta característica deixam os ambientes mais rústicos, acolhedores e encantadores.

Mesas ou ilhas com tons de madeira naturais dão um toque especial às cozinhas. Especialmente quando os espaços são brancos e você não tem como substituir todos os móveis para as cores mais escuras, que estão em ascensão no momento.

Uma grande ideia para aderir a esta tendência sem gastar muito é investir em alguém que faz um embrulho de móveis. Esta é uma alternativa para você mudar completamente a decoração dos seus ambientes, mas sem ter que gastar muito nele. Como dito, é possível escolher cores texturas e desenhos das mais diversas, incluindo madeira. Então tem a decoração que quer por um orçamento muito mais baixo do que se trocar todas as peças.

Iluminação que realça a tecnologia!

As chamadas cozinhas inteligentes dão um aspeto de evolução ao design, estando já planeadas desta forma nos tempos contemporâneos. É o caso quando os sensores de iluminação são instalados ou que controlam as luzes pelo telemóvel e assim por diante.

Normalmente estes dispositivos têm sistemas digitais e são muito avançados com várias funções que facilitam o dia a dia de qualquer pessoa.

Atualmente já é possível incluir em sistemas móveis que respondam a um simples toque ou um controlo para abrir e fechar, em vez de tradicionais maçanetas e gavetas. Seja na cozinha atual ou na cozinha do futuro, a iluminação ambiente muda tudo!

Confie numa luz central, em lustres, mas não subestime o poder de uma bancada com luz embutida ou vários pontos de luz no teto, sobre a mesa, fogão, etc. Invista em iluminação direcionada que pode ser alterada de acordo com a utilização do ambiente e a necessidade de quem prepara os alimentos.

Em todo o caso, independentemente de os seus aparelhos serem mais tecnológicos ou mais antigos, pode contar com a ReparaçãoSegura sempre que tiver algum problema, seja com máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, secadores, fogão, forno, placas de indução, frigoríficos… A companhia serve em todo o território nacional, basta ligar!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM