A operação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) no troço entre Coimbra e Serpins, no concelho da Lousã, deverá arrancar durante o mês de dezembro, com viagens gratuitas para todos os passageiros nesse primeiro mês. Após uma fase preliminar de operação apenas no percurso urbano de Coimbra, também ela gratuita, a Metro Mondego confirmou que o troço suburbano que serve Lousã e Miranda do Corvo entrará finalmente em funcionamento após vários adiamentos, embora sem data exata divulgada.
Segundo o presidente da Metro Mondego, João Marrana, a operação entre a Portagem e Serpins arrancará já com o horário completo previsto para o SMM, entre as 05h30 e a 01h00, deixando para trás o horário reduzido da fase piloto em Coimbra. João Marrana explicou que o início depende ainda da conclusão de testes e de fatores externos, mas acredita que a operação comercial poderá começar em janeiro, com o sistema tecnológico estabilizado e com o bilhete intermodal pronto a ser emitido no início do ano.
O SMM, assente num sistema de ‘metrobus’ com autocarros elétricos articulados em via dedicada, inclui ainda futuras ligações à estação de Coimbra-B e aos Hospitais da Universidade de Coimbra, obras previstas para 2026. Em área urbana, o serviço promete uma frequência elevada, com veículos a circular a cada cinco minutos nas horas de maior procura.