Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies e a Be.U_TheSkinCareClinic, desenvolveu novos protocolos estéticos não invasivos que regeneram e reafirmam a pele do rosto de forma indolor e sem cirurgia. Os tratamentos, baseados em tecnologia ultrassónica, serão lançados ainda este mês nos espaços Be.U, no Coimbra Shopping, Oeiras Parque e Cascais Shopping.
De acordo com Carlos Serpa, professor do Departamento de Química da FCTUC, a tecnologia “entrega energia ultrassónica a camadas profundas da pele, que, combinada com moléculas cosméticas como fatores de crescimento e exossomas, reativa o processo reparador natural, devolvendo firmeza, luminosidade e juventude”. Já o investigador Gonçalo de Sá destaca que os protocolos “elevam o efeito dos ultrassons muito além do lifting tradicional, estimulando intensamente a produção de colagénio e elastina”.
Os cientistas sublinham que a combinação dos ultrassons com fatores de crescimento permite a penetração eficaz das moléculas cosméticas, combatendo rugas, desidratação e flacidez. O ácido hialurónico, quando aplicado com esta tecnologia, demonstra “resultados evidentes de revitalização e volumização da epiderme”.
O mecanismo, totalmente não invasivo, indolor e sem marcas, está patenteado pela Universidade de Coimbra e tem como inventores Luís Arnaut, Carlos Serpa e Gonçalo de Sá. Com esta inovação, a FCTUC reforça o seu papel de destaque na investigação aplicada à cosmética avançada, aproximando a ciência das soluções estéticas seguras e eficazes.