25 de Outubro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Portugal dos Pequenitos prepara nova era com investimento de sete milhões

24 de Outubro 2025

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, prepara-se para entrar num novo ciclo de modernização e dinamização cultural. O parque temático, fundado por Fernando Bissaya Barreto e que celebra 85 anos de existência, vai acolher, a partir de janeiro de 2026, a construção de cinco edifícios em escala reduzida, inspirados em obras icónicas da arquitetura portuguesa contemporânea. Paralelamente, o espaço acaba de concluir uma iniciativa simbólica e participativa: a montagem do maior puzzle do mundo, com 103 mil peças, que ilustra o próprio parque.

 

Cinco ícones da arquitetura portuguesa em miniatura

De acordo com o diretor do parque, Nuno Gonçalves, o concurso público para o projeto está a terminar e as obras deverão arrancar em janeiro de 2026, representando um investimento de cerca de sete milhões de euros. “O procedimento de concurso está a chegar ao fim e nós temos a expectativa de começar as obras a partir de janeiro de 2026. Está tudo preparado para, finalmente, implantarmos esse grandioso projeto”, revelou.

“Vamos ter cinco edifícios novos: a Casa da Música do Porto, de Rem Koolhaas; o Terminal do Porto de Leixões, do Luís Pedro Silva; a Casa das Histórias, de Paula Rego, do arquiteto Souto Moura; o Pavilhão de Portugal, do arquiteto Siza Vieira; e o Bar à Margem, do arquiteto João Pedro Falcão de Campos”, referiu.

Segundo o diretor do parque temático, as novas construções vão estar todas interligadas, num processo paisagístico, com planos de água.

“Vamos ter zonas verdes, zonas de fruição, tudo ligado do ponto de vista arquitetónico e a ideia de termos a presença da arquitetura portuguesa no parque neste enormíssimo investimento”, evidenciou.

As obras deverão prolongar-se entre 14 e 18 meses, com inauguração prevista para meados de 2027.

 

Puzzle gigante com 103 mil peças

Cerca de 3.700 pessoas, na segunda-feira (20), participaram na construção de um puzzle monumental com 103 mil peças, o maior do mundo atualmente comercializado. As últimas peças do puzzle, com sete metros de comprimento e quatro de largura, foram colocadas por mais de duas dezenas de alunos do Colégio Bissaya Barreto, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos, encerrando um processo iniciado a 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

“A ideia foi construir uma atividade que permanecesse no tempo e que envolvesse as famílias, crianças, no âmbito escolar, mas também público estrangeiro. Que tivesse o princípio de envolver os nossos visitantes todos”, explicou o diretor do parque Nuno Gonçalves.

“Até agora, o maior puzzle do mundo que estava a ser comercializado tinha 50 e tal mil peças ou 60 mil peças. Este tem 103 mil peças, é uma edição exclusiva, que pode ser vendida em quatro unidades”, informou ainda.

O puzzle representa o Portugal dos Pequenitos e passa a estar disponível em edição limitada, à venda por 8.900 euros.

Com estes dois marcos, um de carácter educativo e participativo, outro de valorização patrimonial e arquitectónica, o Portugal dos Pequenitos reafirma-se como um espaço de memória, cultura e inovação, projetando-se para o futuro sem perder as suas raízes.

 

Recinto transforma-se numa aldeia de Natal solidária

Para além de todos estes projetos, o Portugal dos Pequenitos vai transformar-se numa aldeia de Natal entre 29 de novembro e 6 de janeiro de 2026, oferecendo um mercadinho natalício, uma fábrica do riso e um ‘workshop’ de culinária permanente, revelou o diretor do parque, Nuno Gonçalves. A iniciativa pretende criar um ambiente “quente e natalício” nas casinhas tradicionais do espaço, promovendo experiências pedagógicas e solidárias.

“Este ano vamos ter pela primeira vez uma actividade importante, que é o conceito de aldeia de Natal, precisamente no sítio das casinhas tradicionais, onde temos as réplicas de todas as regiões de Portugal. A ideia é que tenhamos um conceito quente, natalício e onde se viva o espírito de Natal”, destacou

Durante este período haverá uma fábrica do riso onde serão recolhidas gargalhadas dos visitantes para compor vídeos enviados às alas pediátricas de 38 hospitais portugueses, num gesto de partilha e carinho nesta época festiva.

“A gravação em vídeo terá acções do conto de histórias que vão provocar riso às crianças e o riso das famílias para que, num momento mais difícil de outras famílias, outras crianças possam ser contagiadas positivamente pelos risos dessas mesmas crianças”, apontou Nuno Gonçalves.

O projeto pretende ir além da componente lúdica, reforçando o papel do Portugal dos Pequenitos como espaço de educação e cidadania.

“Trata-se de um trabalho pedagógico, de amor e de carinho”, sublinhou, destacando o simbolismo de unir famílias num gesto coletivo de esperança e alegria. Para o diretor, esta é uma forma de o parque “dar amor a outras pessoas que, infelizmente, passam por momentos difíceis”, reforçando o espírito solidário que se pretende viver nesta quadra natalícia.

O parque estima receber cerca de 15 mil visitantes durante o período, mantendo o preço dos bilhetes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM