A construção do polidesportivo de S. João do Campo avança agora para a segunda fase de construção. Consignada na sexta feira pela Câmara de Coimbra, esta etapa consiste na execução da cobertura em estrutura metálica, intervenção que deve estar concluída em 60 dias e que representa um investimento global superior a 181 mil euros.
Prossegue assim a empreitada iniciada pela autarquia em maio, tendo sido substituído, nessa primeira fase, o pavimento do campo de jogos, que se encontrava degradado. A obra previa então a demolição do pavimento existente, execução de trabalhos de escavação para implantação de sapatas e vigas de fundação, para receber a nova estrutura da cobertura, bem como a demolição de seis postes existentes e dos muros interiores de vedação do campo de jogos. O projeto contemplava ainda trabalhos de melhoramento e readaptação da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgotos, reparação e pintura do portão e porta de acesso ao campo de jogos, aplicação de painéis de rede, incluindo os postes de fixação, e instalação de tubagem para posterior passagem de outras infraestruturas, como eletricidade e rede de dados.
Esta segunda fase contempla a construção de uma cobertura sobre o equipamento existente, de modo a que seja possível a sua utilização durante todo o ano, quer para a prática desportiva, quer para a realização de eventos culturais e recreativos. Desta forma, pretende, como explica a autarquia, “viabilizar diferentes tipos de utilização do equipamento, aproximando o espaço da população, nomeadamente dos jovens e dos mais idosos”.
A estrutura vai ser executada em perfis metálicos, sendo revestida a placas de policarbonato, permitindo, desta forma, a passagem de luz natural e criação de um ambiente interior mais claro. A construção vai, também, proteger os utilizadores do pavilhão. O acesso principal continuará a fazer-se pela Rua do Bairro Alto, bem como, a sul, irá manter-se a entrada pela escola do 1.º Ciclo de Ensino Básico.
O equipamento existente encontra-se inserido num lote de 1630 metros quadrados, pertencente ao domínio público municipal. É constituído por um campo de jogos e um edifício de apoio, que integra os balneários, as instalações sanitárias e um bar. Somando as duas fases da obra, o investimento global do Município já ascende a 260 mil euros.