18 de Julho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

CLARA LUXO CORREIA

3 estudiantes de la Universidad de Zaragoza…

4 de Outubro 2024

Queridos leitores, espero que este texto vos encontre bem! Esta semana vou viajar, na vossa companhia, para a retaguarda do meu tempo…

No dia 12 de outubro de 1991 a (muito) jovem Clarinha foi estudar para Glasgow. Começava assim a grande aventura da Clarinha-Erasmus. Os meus pais acompanharam-me até ao Aeroporto do Porto e, desde aí, segui para Londres. Aqueles eram os tempos em que os bilhetes de avião eram comprados em agências de viagens e eram caríssimos. Por esta razão apenas tinha bilhete até Londres, e aí comprei um bilhete de avião de última hora que me permitiu chegar a Glasgow 30 minutos depois.

No aeroporto de Glasgow apanhei um táxi até à Universidade. Quando lá cheguei percebi que estava tudo fechado, e ainda estava “em choque” quando o sr. Taxista me perguntou: “Para onde quer ir?”. Sem saber o que responder, acabei por dizer: “leve-me para onde se durma”. Podia ter acontecido muita coisa má, mas felizmente acabei numa Pousada da Juventude que ficava perto da universidade. Passei ali a minha primeira noite em Glasgow (e mais algumas noites se seguiram) …

No primeiro “dia escocês” fui cedinho para a Universidade, com o ob[1]jetivo de falar com o meu tutor, Professor Dickinson. Uma surpresa me esperava… o Professor estava de férias! Ultrapassada a surpresa, disse cheia de entusiasmo: “sou estudante Erasmus”. A senhora que me escutava olhou fixamente para mim e perguntou: “O que é o Erasmus?”. Expliquei-lhe que era um programa de intercâmbio de estudantes universitários europeus e acabei a pedir a sua ajuda para encontrar um alojamento. Com um ar muito tranquilo, disse-me para ir ao Accomodation Office. Fui para lá com uma grande esperança, que rapidamente se tor[1]nou pequena quando vi a quantidade de pessoas que estavam à porta do Office…

À minha frente na fila de espera estava um grupo de 3 estudantes espanhóis (2 rapazes e 1 rapariga). Ia escutando a sua conversa e assim me distraia enquanto esperava. A certa altura uma gargalhada de um dos rapazes “roubou- me” uma gargalhada. Toquei-lhe nas costas, ele virou-se para mim e eu disse-lhe: “gosto da tua gargalhada!”

Os 9 meses seguintes foram passados “em família” na mesma casa daqueles 3 estudiantes de la Universidad de Zaragoza …


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM