Dezoito jovens chefes apresentaram, na terça feira, na Makro de Coimbra, os seus dotes gastronómicos, numa demonstração ao vivo que atraiu os clientes que, durante a manhã, visitaram a loja.
Estes jovens concorrem ao Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que vai já na sua 30.ª edição. Estes 18 finalistas disputaram assim mais um desafio culinário exclusivo, uma formação em que foram divididos em duas equipas – a azul e a amarela -, percorrendo depois a loja à procura dos ingredientes necessários à confeção dos seus menus, composto por uma entrada e um prato principal, totalmente desenvolvidos no momento e que tiveram por base o coelho.
A Makro volta a ser a patrocinadora oficial deste concurso, considerado o maior concurso nacional de cozinha para profissionais e que visa apurar o “Chefe Cozinheiro do Ano”, ao mesmo tempo que pretende contribuir para a valorização profissional dos cozinheiros em Portugal.
“Há 30 anos que andamos a promover a gastronomia portuguesa e que acreditamos nestes profissionais, numa altura em que a profissão não tinha a notoriedade que tem hoje. É um trabalho de várias entidades, oficiais e não oficiais, que tem alavancado este setor”, explicou Isabel Caeiro, diretora de comunicação da Makro. Esta responsável realçou, também, que a Makro aposta no que de melhor há a nível “local, nacional e internacional”, assegurando assim uma vasta gama de produtos de qualidade aos seus clientes, assumindo-se esta empresa como “a despensa do setor da hotelaria e restauração”, o que “é muito bom”.
Depois desta iniciativa na Makro de Coimbra, seguem-se mais sete etapas do concurso, estando prevista a final para novembro, na Alfândega do Porto, com a participação dos seis melhores classificados de todas as etapas.