18 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vídeo educativo ensina crianças a prevenir o enfarte

28 de Setembro 2018

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai assinalar o Dia Mundial do Coração, que se comemora amanhã (29 de setembro), com a partilha de um vídeo de sensibilização junto das camadas mais jovens, que visa alertar para a importância de prevenir o enfarte agudo do miocárdio.

Esta ação vai decorrer nas escolas, a nível nacional, e dirige-se a crianças dos cinco aos 10 anos.

“Acreditamos que se ensinarmos as crianças desde muito cedo a compreender a gravidade do enfarte agudo do miocárdio e como podem prevenir esta doença, estaremos a contribuir para a educação e promoção da saúde e para que, no futuro, se transformem em adultos mais saudáveis”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

Adianta ainda que, com este vídeo, querem, “além de transmitir mensagens capazes de melhorar a prevenção da doença, incentivar os mais novos a encorajar os pais a adotar comportamentos mais saudáveis e reforçar que, através do reconhecimento e valorização dos sintomas de alerta para o enfarte agudo do miocárdio, permitimos um tratamento rápido e mais eficaz”.

O vídeo pode ser visualizado em https://youtu.be/B6cjwCZfMKc.

O enfarte agudo do miocárdio, ou ataque cardíaco, ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes. Esta obstrução é habitualmente causada pela formação de um coágulo devido à rutura de uma placa de colesterol. Os sintomas mais comuns são a dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância que estará equipada com aparelhos que registam e monitorizam a atividade do coração e permitem diagnosticar o enfarte.

Para evitar um enfarte é importar adotar estilos de vida saudáveis, como não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, está a promover, em Portugal, a campanha “Não perca Tempo, Salve uma vida” com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados médicos ao doente com enfarte e o seu acesso ao tratamento mais adequado.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM