25 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

ALICE LUXO

Tertuliar

11 de Janeiro 2019

Um Ano Bom, em Alegria, caríssimos tertulianos!

Novo ano que nos brindou à chegada com sorrisos radiosos e temperaturas que nos convocam para finais de tarde aquecidos por conversas à lareira e partilha de momentos gustativos reconfortantes.

O tempo, esse, corre ou caminha ao ritmo de cada um. Num microssegundo… a Vida.

Portas e braços escancarados para viver um ano em que celebramos Gulbenkian (150.º aniversário) e Sophia (100.º aniversário), tendo os livros e as histórias partilhadas a unir comemorações.

No primeiro mês do ano, deixamos o desafio/convite: escrevam ou gravem, nem que seja um parágrafo, uma palavra, por dia – assinalando a data e local! – que de alguma forma ajude a fixar memória de um tempo que é de todos. Pode ser simplesmente: “dia lindo”, “hoje encontrei X e combinamos ir jantar um dia destes”, “inventei uma receita”, “retomar as caminhadas”,… ou algum episódio lembrado, algum sabor recuperado, alguma iniciativa em que se tenha participado, um livro que se leu ou se pretende vir a ler ou mesmo um pequeno apontamento numa fotografia que se tirou e se imprimiu para colocar no Álbum (Sim!, esta é uma prática que está a ser retomada: imprimir algumas das fotografias que vamos tirando, colocar em Álbum, e de alguma forma contribuirmos para fixar memória da contemporaneidade).

Relembramos que estamos a preparar a primeira etapa da Viagem que nos levará a percorrer/viver as palavras de Saramago e redescobrir os encantos e singularidade de um país que é o nosso.

Ao longo do ano iremos deixar no ar (na verdade, fixado nos caracteres impressos!), repetidamente, uma questão para a qual solicitamos resposta: “o que se come aqui?”.

Porquê a pergunta? Simples, caríssimos Tertulianos!, é um convite que renovamos para que partilhem connosco uma iguaria que tenham experienciado e nos ajude a ir construindo um receituário… Tertuliano.

Como mote e para abrir o Índice Gustativo de um património cultural identitário que se pretende valorizar experienciando, aqui fica: Broa de Milho e Arroz Doce. Agora… é a vez de todo e cada um de vós, carríssimos tertulianos!

Entretanto, mantemos e reforçamos o nosso convite:

Tertuliemos!


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM