22 de Janeiro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure organiza círculo de reflexão sobre saúde mental

10 de Janeiro 2019

O Município de Soure, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Soure (CPCJ) e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), organiza, no próximo dia 30 de janeiro, um círculo de reflexão intitulado “Pensar a Saúde Mental em Soure”, que terá lugar no Pavilhão Multiusos, na Quinta da Coutada. A participação está sujeita a inscrição que, deverá ser feita até ao dia 23, através dos e-mails cpcj.soure@cm-soure.pt ou cpcj.soure@cnpdpcj.pt.

O programa terá início às 9h00 com a presença de alguns representantes das entidades parceiras, como o presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes; a presidente da CPCJ de Soure, Manuela Santos; a presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, e outros ainda a confirmar.

A sessão prosseguirá, às 10h30, com um painel sobre “Famílias Saudáveis, Crianças Felizes”, que contará com a presença de alguns profissionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), como José Garrido, João Redondo e Ana Araújo. Ainda durante a mesma sessão estará presente a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos; o enfermeiro especialista da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEC), José Carlos Santos; e no papel de moderador estará Paulo Guerra, juiz desembargador e diretor adjunto do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

O programa da tarde começará às 14h30 com um debate sobre “O Papel da Comunidade – Novos Desafios”. A sessão terá como intervenientes Conceição Tavares de Almeida, psicóloga clínica de saúde; Filipa Domingos, presidente da CPCJ Amadora; e André Tavares Rodrigues, psicólogo e investigador da Universidade de Oviedo. A moderação do debate será da responsabilidade de Maria de Fátima Duarte, psicopedagoga e membro da equipa técnica e operativa da CNPDPCJ. O programa encerra com a intervenção do presidente da autarquia, Mário Jorge Nunes, por volta das 17h30.

Recorde-se que as perturbações da saúde mental são uma das principais doenças do século XXI com grande incidência em Portugal. Sensível a esta causa, Soure não quer deixar de dar o seu contributo, alertando para a necessidade de reflexão sobre este tema e para o combate ao estigma gerado em torno da saúde psicológica.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM