18 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu da Água de Coimbra convida a descobrir rios e aves

15 de Março 2019

O Museu da Água de Coimbra, situado no Parque Dr. Manuel Braga, acolhe hoje (15 de março), às 18h00, uma conferência sobre “Aves, que será proferida pelo investigador Jaime Ramos, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.

Esta conferência, a segunda do ciclo “Rios de Portugal”, vai dar a conhecer a grande diversidade de habitats que Portugal apresenta para as aves que utilizam as linhas de água e a área envolvente. Os grandes rios portugueses apresentam escarpas nas margens, onde se reproduzem aves de rapina e abutres. Os rios e ribeiras, bem como a vegetação existente nas suas margens, proporcionam alimento e abrigo a muitas espécies residentes e migradoras mas há que salvaguardar também que as alterações no curso de água dos rios e a destruição da floresta ripária representam grandes ameaças a estas espécies que habitam nas zonas ribeirinhas.

Promovido no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o ciclo de conferências “Rios de Portugal” decorre até 12 de abril, com sessões sempre à sexta feira, às 18h00, no Museu da Água. Integra-se nas atividades de divulgação do livro “Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações”, editado pelas investigadoras Maria João Feio e Verónica Ferreira, do MARE, e que reúne capítulos temáticos da autoria de mais de 60 investigadores portugueses de diversas áreas relacionadas com os sistemas ribeirinhos. As conferências pretendem apresentar ao público as comunidades e os processos que ocorrem nos rios e ribeiros, assim como as alterações a que estão sujeitos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM