19 de Dezembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

Magia do Natal chega hoje à Baixa

30 de Novembro 2018

A magia do Natal vai espalhar-se, a partir de hoje, pela Baixa de Coimbra. A figura mítica do Pai Natal chega hoje ao “coração” da cidade, que vai assistir também à inauguração da iluminação que vai embelezar aquela zona nesta quadra festiva, uma das mais emotivas e emocionantes do ano.

A parada da chegada do Pai Natal está marcada para as 17h30, da Portagem para a Praça 8 de Maio, abrindo o programa da Câmara de Coimbra, “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano”. À mesma hora, junto à Câmara, atuam o Coro da Casa de Infância Elysio de Moura e os Cao-boys da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e, às 18h00, é inaugurada a iluminação de Natal. Amanhã as famílias são convidadas a passar o dia na Baixa e a desfrutar da animação. Na Praça do Comércio, das 11h00 às 13h30 e das 15h00 às 18h00, há animação infantil permanente, onde não vão faltar as pinturas faciais, os balões e o famoso Pai Natal. Destaque também para a animação musical, com a atuação do grupo “Monastery Quartet, das 15h00 às 16h00, na Praça do Comércio e Largo do Paço do Conde; com o espetáculo de concerti­nas da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, no mesmo horário, que se vai estender aos largos do Poço, da Freiria e Eduardo Coelho); e com a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Coimbra, à 16h00, no Largo de Almedina.

No domingo continua a animação, durante todo o dia, na Praça do Comércio, e à tarde, entre as 15h00 e as 17h00, atua o “Tribo da Dança”, grupo do Centro Norton de Matos, num espetáculo que vai animar a Rua da Sofia, Almedina, Largo do Poço e Portagem.

Estas são algumas das iniciativas que a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) propõe e que integram o vasto programa da autarquia. O presidente da Agência, Vítor Marques, anuncia “algumas novidades”, como o “Festival Emergências e também novas experiências nos colégios da Rua da Sofia”, eventos que serão desvendados brevemente.

“Vamos ter muita animação em todas as ruas, seja apresentações estáticas ou grupos musicais com atuações itinerantes pelos vários espaços”, assegura Vítor Marques, mostrando-se convicto de que, neste mês de dezembro, “as pessoas sentirão uma maior apetência para vir à Baixa”.

Pensada para toda a família, a programação centra-se essencialmente nos fins de semana, o que se deve, segundo o presidente, a três motivos fundamentais – “primeiro devido a limitações de tesouraria o que obriga a fazer algumas opções, segundo porque as pessoas têm mais disponibilidade de fazerem as suas compras ao fim de semana e terceiro porque servirá como motivação extra para que os comerciantes possam abrir os seus estabelecimentos comerciais ao sábado à tarde e ao domingo”.

Recorde-se que a APBC desafiou os comerciantes a contribuírem com 25 euros para a animação de Natal, repto que, até meados da semana, tinha sido aceite por 33 comerciantes. O número está aquém dos 61 que aceitaram colaborar com 15 euros no ano passado mas, sempre com a perspetiva positiva que a quadra exige, Vítor Marques enaltece o facto de “existirem 33 comerciantes, nem todos associados da APBC, que estão interessados em colaborar nas atividades de Natal”.

“Infelizmente não é igual ao número do ano passado mas vamos trabalhando com o dinheiro que temos disponível”, explica, deixando claro que a APBC “trabalha para o conjunto da Baixa e procura articular esta programação por todas as ruas, independentemente dos contributos dos comerciantes”. O objetivo passa, como realça, “por atrair as famílias à Baixa, ter mais pessoas a comprar e a passear, envolvendo todos neste ambiente festivo do Natal”.

Para estimular o comércio, volta a realizar-se a Tômbola de Natal, que conta com 30 estabelecimentos aderentes. Assim, quem fizer compras nessas lojas, recebe, por cada 10 euros, senhas que o habilitará a um cabaz de Natal, que será sorteado por ocasião do Dia de Reis.

A APBC agradece a todos os comerciantes que já colaboraram com ofertas para esta tômbola, bem como para a realização das atividades previstas para esta quadra. Lança, ainda, um apelo a todos para que mantenham os estabelecimentos comerciais abertos durante os fins de semana de dezembro, defendendo que é “extremamente importante que haja esta sintonia, solidariedade, compromisso, entre todos os comerciantes para que consigamos atrair mais clientes à Baixa”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM