19 de Dezembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

Magia do Natal anima Coimbra até 6 de janeiro

7 de Dezembro 2018

A magia do Natal já chegou à cidade de Coimbra. Até 6 de janeiro, não faltam motivos para desfrutar desta quadra festiva. Ao todo, são perto de 100 espetáculos, num total de quase 200 sessões, que se distribuem por cinco semanas.

Animação urbana, teatro, concertos, visitas guiadas, feiras, mercado de Natal, iluminação, presépios, árvores de Natal, desfile de Pais Natal Motards e atividades desportivas são apenas algumas das atrações do extenso programa que apresenta este ano, como grande novidades, a Casinha do Pai Natal (Praça do Comércio) e a Pista do Gelo (Terreiro da Erva).

Promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e associações e instituições do concelho, o programa de Natal e Fim de Ano apresenta propostas para todos os públicos que, como explica a autarquia, “pretendem afirmar a diversidade cultural do concelho e reforçar a atratividade do coração da cidade nesta época natalícia, promovendo, também o comércio da Baixa”.

“Depois de um ano intenso de labor, as pessoas merecem ser acolhidas com festa e com alegria para que recarreguem as energias para enfrentar mais um ano”, afirmou o presidente da Câmara, Manuel Machado, sublinhando também a importância que este programa tem para o dinamismo do coração da cidade durante estas cinco semanas.

Com um investimento na ordem dos 350.000 euros, o programa integra, como sublinhou a vereadora da Cultura, Carina Gomes, 98 espetáculos, num total de 198 sessões e 19 atividades permanentes que pretendem “revivificar a Baixa e fortalecer a imagem turística da cidade para o exterior”.

A par com as novidades já anunciadas, é de destacar a forte aposta feita, este ano, na iluminação de Natal que, para além dos já habituais 25 locais da Baixa e da Margem Esquerda, inclui sete novos espaços emblemáticos da cidade, como a Praça da República, onde pode ser apreciada uma árvore de Natal com mais de 14 metros de altura, e várias rotundas, como a da Casa do Sal, das Lages, do Centro Hospitalar e Universitário, do Vale das Flores e das Palmeiras.

Realce ainda para a estrela gigante na entrada da Ponte de Santa Clara, para as várias árvores de Natal que embelezam praças e largos da Baixa e para as bolas gigantes, iluminadas, que estão em frente à Câmara, onde as pessoas se podem sentar para tirarem fotografias.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos, o desporto integra também a programação, com várias atividades e modalidades, merecendo especial destaque, como sublinhou o vereador do Desporto, Carlos Cidade, o Memorial Luís Lopes da Conceição (amanhã), a etapa do Campeonato Nacional de Skate Indoor (amanhã) e a tradicional Corrida de São Silvestre (dia 15).

A noite de Passagem de Ano é outro dos pontos altos do programa, com a animação a estender-se por quatro palcos – Mondego, Coimbra, Revival e Baixinha – e que vai ter como atrações principais UHF, Diogo Piçarra, Bandit’z live, Insert Coin, Francisco Cunha, Dj Rui Tomé e Banda Ice. A despedida de 2018 e a entrada em 2019 vai ser assinalada com o tradicional espetáculo de fogo de artifício, num magnífico espetáculo de luz e cor que durante vários minutos vai embelezar o céu.

Presente na sessão, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a capacidade que estes eventos têm para “gerar fluxos”, bem como a capacidade que Coimbra tem para “potenciar e atrair eventos”.

A animação vai ser, portanto, intensa até 6 de janeiro, convidando população e visitantes a desfrutar da cidade nesta época festiva. A grande maioria dos eventos é de acesso completamente gratuito.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM