18 de Novembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

Loja Social já abriu na Baixa de Coimbra

2 de Novembro 2018

A União de Freguesias de Coimbra acaba de inaugurar uma Loja Social na sua sede da Junta de S. Bartolomeu, na Avenida Fernão de Magalhães, na Baixa da cidade. Com esta nova resposta social pretende ajudar no combate à pobreza e assegurar um apoio mais efetivo a todas as pessoas que se deparam com carências de vária ordem.

A Loja Social da UF de Coimbra situa-se numa zona central, numa “porta de entrada” da cidade, procurando aproximar-se assim das pessoas que mais precisam dos seus serviços. “Dispúnhamos de espaço na antiga Junta de S. Bartolomeu, que se situa numa zona que consideramos privilegiada para o apoio que queremos assegurar, uma vez que é uma das zonas mais complicadas da cidade”, explica João Francisco Campos, presidente da UF de Coimbra.

Trata-se, portanto, de uma “opção estratégica” do executivo que pretende dedicar aquela delegação “aos assuntos sociais”, de forma a poder assegurar aí as respostas de que a população precisa. De acordo com o presidente, a UF apercebeu-se da necessidade de criar um equipamento desta natureza depois de contratar uma Assistente Social para apoiar a população desta vasta freguesia, que engloba o território das extintas freguesias de Almedina, S. Bartolomeu, Santa Cruz e Sé Nova.

“Apesar de haver já muitas instituições que dão respostas na área social, continua a haver muita carência nesta zona, situações que são reportadas à UF de Coimbra e às quais procuramos responder o mais rapidamente possível”, explica o autarca.

A criação da nova Loja Social junta-se agora a outros projetos que a UF de Coimbra tem vindo a desenvolver a nível social, como o projeto “Juntar”, que aposta na reutilização de eletrodomésticos. A intenção do executivo é que todas estas iniciativas funcionem de uma forma articulada e complementar e que contribuam para “minimizar as carências da população e apoiar quem realmente precisa de ajuda”.

A Loja Social está aberta às quartas e sextas feiras, das 15h00 às 19h00. Está disponível para receber qualquer pessoa, que depois será acompanhada pela assistente social. A Loja tem um regulamento e cada situação é analisada, de forma a atestar a efetiva situação de carência. “É nossa obrigação assegurar que a ajuda chega a quem realmente mais dela precisa”, sublinha João Francisco Campos.

Neste espaço, o cidadão encontra os mais diversos artigos, como livros, brinquedos, vestuário, roupa de cama, móveis, eletrodomésticos, entre outros artigos. A quantidade e diversidade de donativos depende da rede de solidariedade que se está a criar em torno desta Loja Social. Qualquer pessoa pode ajudar, doando bens de que não necessite. A entrega pode ser feita em qualquer uma das delegações e em caso de doações mais volumosas basta que contactem a UF, que se responsabilizará por fazer a recolha.

Para além da doação destes bens, a UF de Coimbra pretende, ainda, que este espaço funcione como uma plataforma social que possa servir para sinalizar, encaminhar e apoiar outros tipos de problemas. “Sentimos algumas carências no nosso território. Temos uma população flutuante na Baixa, sobretudo sem abrigo, as pessoas acabam por ficar ali por vezes alguns meses e portanto, para além das necessidades normais, temos também outras que são pontuais mas que também merecem a nossa atenção”, explica.

E esta ajuda é, por vezes, muito abrangente. “É nossa intenção combater a pobreza. Procuramos dar meios às pessoas que as ajudem. A Loja Social é um apoio pontual e o ponto de partida para um trabalho mais amplo e contínuo que passa, por exemplo, pela ajuda na procura de casa ou trabalho e até mesmo na obtenção de documentos fundamentais como o Cartão do Cidadão”, realça João Francisco Campos, assegurando que todo o trabalho desenvolvido, também em articulação com outras entidades e instituições, tem sempre em vista “a reintegração social”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM