19 de Dezembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

História, homenagens e tradições no aniversário dos Olivais

30 de Novembro 2018

A Freguesia de Santo António dos Olivais acaba de comemorar 164 anos, data que foi assinalada com um programa extenso e que procurou envolver toda a comunidade desta freguesia que conta com perto de 60.000 habitantes e que recebe diariamente mais de 40.000 pessoas nos múltiplos equipamentos e serviços que disponibiliza, como hospitais, estabelecimentos de ensino, centros comerciais, entre outros.

Foi precisamente todo este movimento que Francisco Andrade, presidente da Junta, destacou durante a sessão solene de aniversário que decorreu no sábado à tarde, num salão nobre completamente cheio. Depois de uma evocação pormenorizada e mesmo emotiva da passagem de Santo António pelos Olivais, num percurso que não esqueceu a criação e história da freguesia e que acompanhou a sua evolução, o autarca alertou para as responsabilidades que uma freguesia desta dimensão impõe. “Deparamo-nos diariamente com muitas dificuldades, a nível dos passeios, do estacionamento, da limpeza…”, realçou, dando conta que a Junta conta com uma equipa de 23 trabalhadores no quadro, à qual se juntam mais quatro profissionais, para conseguirem “dar resposta a todas as necessidades e assegurar a qualidade de vida da população”.

“Ultrapassamos de longe as nossas competências numa preocupação clara de melhorar a qualidade de vida não só na freguesia mas em toda a cidade”, disse Francisco Andrade, deixando um elogio especial a todo o executivo, que “veste a camisola” por Santo António dos Olivais, e palavras de agradecimento a todos os funcionários que trabalham diariamente para que tudo corra bem.

Esta sessão solene foi apenas um dos pontos altos das celebrações dos 164 anos da freguesia. O programa começou com música e com a exibição de um filme, uma película que levou a assistência a percorrer os muitos recantos desta localidade e a conhecer mais profundamente a sua história, a sua evolução e o muito que tem para oferecer aos residentes e visitantes. Seguiram-se então as intervenções do presidente da Assembleia de Freguesia António Monteiro, de Francisco Andrade, do Frei Domingos Celebrin e da vereadora da Câmara de Coimbra, Regina Bento.

No dia seguinte, a Freguesia dos Olivais homenageou Joaquim Basílio, falecido no ano passado e que se tornou conhecido em todo o país e no estrangeiro pela forma realista e emocionante como encarnou, durante anos, o papel do “Mendigo Basilius” em várias feiras medievais. A inauguração de uma exposição com fotos do ator e uma evocação sobre este “artista do povo” marcaram a sessão.

As celebrações dos 164 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais incluíram ainda a realização da Feira à Moda Antiga e do Artesanato, que juntou, de quinta feira a domingo, algumas dezenas de expositores na Solum, onde os visitantes puderem encontrar uma oferta diversificada e um ambiente festivo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM