19 de Abril de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Festa da Arrufada regressa amanhã à Baixa de Coimbra

12 de Abril 2019

Os doces aromas das arrufadas vão espalhar-se amanhã pela Baixa de Coimbra. Vestidas a rigor e de cesta à cabeça, as vendedeiras ambulantes vão apregoar este famoso doce, mantendo assim viva uma tradição típica da quadra pascal.

A Festa da Arrufada, que vai já na XI edição, volta a ser recriada pelo Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC), que vai presentear população e visitantes com este doce típico da cidade.

Esta Festa decorre durante a manhã, das 9h00 às 13h00, na Praça 8 de Maio, e pretende ser uma reconstituição o mais fiel possível desta tradição histórica. O GERC lembra que tempos houve em que este evento teve grande tradição na cidade, com o “Largo do Sansão” a encher-se de vendedeiras ambulantes, com os seus tabuleiros em linha, carregados de arrufadas para a Páscoa.

“A vozearia imensa quase abafa os pregões das vendedeiras atarefadas e um burburinho festivo agita este quadro, que tem por fundo a fachada rendilhada de Santa Cruz”, recorda o grupo. Neste cenário, “as arrufadas reluzem, fofas e apetitosas, sobre os tabuleiros, forrados de toalhas de linho”, convidando as pessoas a pararem e a comprarem este doce para a Páscoa.

É este ambiente que o GERC pretende recriar amanhã na Baixa da cidade. Nos últimos anos são muitas as pessoas têm passado pela Praça 8 de Maio para adquirir este tradicional folar e relembrar memórias de outros tempos.

Tendo em conta o tempo incerto que tem marcado este início de abril, a Direção do grupo adianta que “caso as previsões meteorológicas não sejam favoráveis o evento não se realiza”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM