18 de Novembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estórias de Santa Clara: Olival das Mentiras

2 de Novembro 2018

Por José Simão

Santa Clara tem uma rua que se chama “Olival das Mentiras”. Curioso, fui saber porque razão tinham dado aquele nome à rua. Falei com as pessoas mais antigas a morar no lugar e soube da história por uma residente que há altura já tinha celebrado os 100 anos de idade. Por coincidência ela morava na casa onde tudo aconteceu, já que nas traseiras da sua casa tinha um entreposto onde cocheiros e cavalos costumavam descansar depois do grande esforço ao subir a atual Calçada de Baixo e Calçada de Cima, anteriormente chamadas Jericó de Baixo e Jericó de Cima, ambas as calçadas faziam parte da Estrada Real.

O destino desses cocheiros era Condeixa depois de virem da Mala Posta na Bairrada com o correio. Outros cocheiros faziam o trajeto contrário, juntando-se todos no mesmo local, onde cada um contava histórias dos locais por onde passavam, muitas vezes inventando coisas. O local era tão conhecido dos cocheiros que houve até uma promessa Real de construção no local de um posto de Correios que se chamaria “Posto do Olival”. Era um benefício para quem distribuía o correio entre Porto e Lisboa, dando também melhores condições a cocheiros e cavalos que descansavam a céu aberto até retomarem o caminho. Passaram-se anos e a promessa Real não foi cumprida. Assim e como protesto o lugar foi “batizado” e ridicularizado com o nome de Olival das Mentiras, que ainda hoje perdura.

Se calhar o IKEA e o aeroporto internacional também lhes vejam associados o nome do Olival das Mentiras.

Poderá também ouvir as Estórias de Santa Clara contadas por José Simão, presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, às sextas feiras no programa da manhã da Rádio Regional do Centro (96.2 FM), entre as 7h00 e as 8h00. www.radioregionalcentro.com


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM