18 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Especial Olivais FC: 84 anos dedicados ao desporto

15 de Março 2019

Com cerca de 200 atletas federados, o Olivais Futebol Clube (FC) comemorou, a 6 de fevereiro, 84 anos, um percurso longo e honroso para este clube de Coimbra, que nasceu nos Olivais em 1935, assumindo-se como um “típico clube de bairro” onde, para além da prática desportiva, se promovia o convívio e a confraternização.

Hoje, o Olivais continua a ser um clube dinâmico, que mobiliza diariamente cerca de 200 atletas só no basquetebol, mantendo todos os escalões em atividade, desde o minibasquete às equipas seniores. A forte aposta na formação tem trazido bons resultados para o clube, traduzindo-se em várias conquistas nos diferentes escalões.

Atualmente o clube tem 11 equipas em competição, o que obriga a uma logística e organização fortes, ainda mais tendo em conta as dificuldades que enfrenta, como a antiguidade do pavilhão e a falta de espaços para a prática de basquetebol na cidade. Mas, apesar dessas limitações, o Olivais continua a ser, como sublinha o seu presidente, Jaime Carvalho e Silva, “um clube tremendamente ativo” e com as suas equipas a “registarem um bom desempenho”.

“Temos que nos considerar satisfeitos. Há muitos clubes que desapareceram e o Olivais continua muito dinâmico, mantendo-se com um número de atletas mais ou menos estável nos últimos anos”, disse o presidente a “O Despertar”, acrescentando que o número de atletas até poderia ser superior, caso o clube tivesse condições para os receber.

Falta de espaços de treino continua a ser preocupante

A Direção do Olivais lamenta que não haja mais espaços disponíveis para treinar basquetebol. Jaime Carvalho e Silva recorda que existem atualmente seis clubes na cidade a praticar a modalidade e que todos sentem essa carência a nível de espaços. Alerta também para a importância que a prática desportiva tem para a formação de crianças e jovens, havendo vários estudos, nacionais e internacionais, que comprovam as “vantagens que o desporto tem para o crescimento saudável”, refletindo-se mesmo, positivamente, nos resultados escolares.

Com a desejada ampliação do atual Pavilhão, o Olivais FC poderia contar com mais e melhores condições para receber estes desportistas. Jaime Carvalho e Silva recorda que o projeto para a construção de um novo pavilhão de treinos, no espaço contíguo ao atual, está pronto há já oito anos, aguardando apenas pelo necessário financiamento, tendo um orçamento previsto de 250 mil euros. Trata-se, segundo o presidente, de uma obra “urgente” e determinante para o crescimento do clube. “Podíamos ter muitos mais atletas se tivéssemos mais espaços”, sublinha.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM