18 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra abre candidaturas para apoiar associativismo cultural

15 de Março 2019

A Câmara Municipal de Coimbra já abriu as candidaturas ao apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para atividade permanente em 2019, podendo as candidaturas serem entregues até 10 de abril.

Segundo a autarquia, podem candidatar-se a este apoio “os agentes culturais legalmente constituídos, que prossigam fins de interesse municipal em Coimbra, nas áreas da música, dança, etnografia e folclore, teatro, cinema e audiovisual, artes plásticas e visuais, cultura e recreio”.

Esta medida surge no âmbito da valorização do trabalho produzido pelo tecido associativo do concelho no domínio da cultura e pretende estimular a produção e criatividade cultural de qualidade. Em nota divulgada, a Câmara explica que, “com os contributos das associações culturais, alterou radicalmente o modelo de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural, instituindo critérios objetivos e previamente conhecidos”. Recorda ainda que, nos últimos anos, o número e o montante dos apoios atribuídos aumentaram, assim como foi reforçada a dotação da cultura no orçamento global da autarquia.

No ano passado foram contempladas 106 associações ou instituições (mais 19 do que 2017, mais 21 do que em 2016 e mais 31 do que em 2015), com um valor global superior a 363 mil euros. “A este valor acresceram 435 mil euros de apoio às entidades que gerem equipamentos culturais municipais e 110 mil euros atribuídos a projetos pontuais, o que perfaz um apoio financeiro superior a 900 mil euros às associações culturais do concelho no ano passado”, revela a autarquia.

A avaliação das candidaturas é realizada pela Câmara Municipal que terá critérios de avaliação gerais e específicos. Depois do encerramento do período de candidaturas, o Município deverá apresentar as suas decisões no prazo máximo de 60 dias. A avaliação final das candidaturas e os apoios concedidos serão publicados em edital e ficarão disponíveis para consulta pública na página eletrónica da autarquia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM