21 de Abril de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

CHUC distinguido com dois “Prémios de Boas Práticas Infarmed 25+”

25 de Janeiro 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi distinguido com dois prémios na sessão “Prémios de Boas Práticas Infarmed 25+”, que decorreu a 15 de janeiro, em Lisboa, no âmbito das comemorações dos 25 anos do Infarmed.

Os projetos do CHUC distinguidos nesta sessão – que visou destacar projetos e instituições promotoras de boas práticas, no setor dos medicamentos e produtos de saúde – foram “Hospitais com mais ensaios clínicos” e “Hospital com quota de utilização de mais biossimilares” do seu grupo.

O CHUC é hoje um dos hospitais portugueses com mais ensaios clínicos em curso, tendo cerca de 150 ensaios a decorrer e aproximadamente 1.000 doentes envolvidos. De acordo com aquela unidade hospitalar, para isso “contribuem, decisivamente, os elevados padrões de exigência e qualidade dos seus profissionais e dos processos internos de trabalho, tendo como pilares a segurança, a eficácia e a eficiência”.

Esta distinção vem reforçar, assim, a determinação dos profissionais do CHUC, a aposta estratégica do seu Conselho de Administração e o empenho dos responsáveis pela sua Unidade de Inovação e Desenvolvimento e pela Farmácia, no sentido de continuarem a trazer mais e melhores ensaios clínicos para Coimbra.

A política de utilização de medicamentos biossimilares no CHUC foi implementada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, os Serviços Clínicos e os Serviços Farmacêuticos, com apoio do diretor clínico e um grande sentido de liderança e governação clínica.

O CHUC foi parte ativa no desenvolvimento de um módulo incluído no Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento que possibilita a requisição e o registo de medicamentos e todo o tipo de produtos de saúde de forma informatizada. Este módulo foi usado na implementação da política de biossimilares, que permitiu em 2018, uma poupança de mais de 3.100.000 de euros e o tratamento de mais doentes com este grupo de medicamentos. Esta poupança permitiu, ainda, aos doentes do CHUC, o acesso a mais medicamentos inovadores, nomeadamente nas áreas do cancro, das doenças raras e das doenças neurológicas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM