19 de Dezembro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

APBC quer comunidade envolvida no Natal da Baixa de Coimbra

7 de Dezembro 2018

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) quer as pessoas cada vez mais envolvidas nas atividades de Natal da Baixa. Assim, aposta este ano em alguns eventos inovadores, que complementam a programação já habitual nesta quadra, e convida as famílias a desfrutarem do ambiente festivo que se vai viver no “coração” da cidade até 7 de janeiro.

O Programa Sophia, o Projeto Emergentes e um concurso de fotografia “Natal na Rua” são as três grandes novidades do cartaz de Natal da APBC, que se integra no programa mais amplo de Natal e Fim de Ano da Câmara de Coimbra. Apresentado na terça feira, na Ordem Terceira, este cartaz aposta, como sublinhou o presidente Vítor Marques, em “atividades criativas e inovadoras”, todas de acesso gratuito, que são “aliciantes para atrair tanto miúdos como graúdos” e que resultam da união de vários parceiros.

O Programa Sophia, realizado em parceria com o Jazz ao Centro Clube (JACC), aposta na valorização do património da Rua da Sofia que, em muitos casos, é completamente desconhecido do público. Visitas guiadas aos colégios (amanhã e no dia 22, às 14h30); os concertos “Paisagens Sonoras da Cidade: Ressonâncias da Alta e Sofia”, de Luís Antero e Pedro Martins (amanhã, às 16h00, no Colégio Espírito Santo), e do grupo vocal Ad Libitum (dia 23, às 15h30, no Colégio do Carmo); a performance sonora “Ó!”, de Américo Rodrigues, Rogério Pires e Ulrich Mitzlaff (dia 16, às 15h00, no Colégio da Graça); e o espetáculo “Perder o Chão”, de Vânia Couto e Filipe Eusébio (dia 22, às 11h30, no Palácio da Justiça) são alguns dos principais eventos deste programa, que integra ainda oficinas de música e artes performativas.

O Projeto Emergentes, dinamizado em parceria com a produtora Blue House, pretende levar os músicos e bandas de Coimbra a espaços “improváveis” da Baixa, como lojas que estão encerradas. Estes showcases vão decorrer no dia 15 e 22 de dezembro, em vários espaços da Baixa.

Neste período festivo, as pessoas são também desafiadas a registar momentos na Baixa e a participar no Concurso de Fotografia, que a APBC está a promover até 31 de dezembro.

A estas novidades juntam-se muitos outros eventos, como a Tômbola e Sorteio de Natal, a Festa do Galo e muita animação de rua, onde não faltam as atividades infantis e as mascotes que dão outra vida ao centro da cidade.

Com um orçamento de 10.000, a APBC optou, como sublinhou Vítor Marques, por investir em “atividades que tivessem maior impacto no público”. Espera que as pessoas venham à Baixa e desfrutem deste ambiente festivo e deixou um desafio aos comerciantes para que “sejam os embaixadores da Baixa de Coimbra”, o que passa por divulgar os eventos, ter as montras iluminadas e decoradas e manterem as lojas abertas aos sábados à tarde e aos domingos. Vítor Marques fez ainda um apelo à PSP e Polícia Municipal para que, nesta quadra, reforcem “o policiamento de proximidade” e incitou as pessoas a entrarem nas lojas e a conhecerem os comerciantes, mesmo que não façam compras.

De referir ainda que participaram nesta sessão de apresentação alguns dos principais parceiros da APBC neste programa, como Alexandra Monteiro, da Ordem Terceira; João Silva, da Blue House; Ricardo Jerónimo, da Lugar Comum; Catarina Pires, do JACC; Pedro Marcelino, da Sanfil; e Dina Maia, da Dina Maia Eventos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM